Observando a Física da não-linearidade em um experimento simples

Autores

  • João Bernardes da Rocha Filho PUC/RS - Rio Grande do Sul
  • Marcos Alfredo Salami PUC/RS - Rio Grande do Sul
  • Valderez Marina do Rosário Lima PUC/RS - Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo apresenta uma técnica didática simples, recomendada para o ensino de eletricidade, que permite a visualização gráfica da não-linearidade da curva de resistência elétrica por temperatura de uma mina de grafite de lápis ou lapiseira. O experimento é sugerido como complementar ao estudo da resistência elétrica de materiais relativamente lineares, como os metais, e presta-se igualmente bem para este fim. Um experimento similar é realizado com um fio de níquelcromo (Ni-Cr) no lugar de grafite, de modo que os comportamentos podem ser comparados.

Biografia do Autor

João Bernardes da Rocha Filho, PUC/RS - Rio Grande do Sul

Licenciado em Física (PUCRS, 1989), Especialista em Educação (PUCRS, 2001), Mestrado em Educação (PUCRS, 1994), Especialista em Psicossomática (FACIS, 2002), e Doutorado em Engenharia (UFSC, 1999).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Marcos Alfredo Salami, PUC/RS - Rio Grande do Sul

Graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Valderez Marina do Rosário Lima, PUC/RS - Rio Grande do Sul

Graduação em Licenciatura Em Ciências Primeiro Grau pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1977), graduação em Licenciatura Em Ciências Habilitação Em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-05-08

Como Citar

Rocha Filho, J. B. da, Salami, M. A., & Lima, V. M. do R. (2007). Observando a Física da não-linearidade em um experimento simples. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 24(2), 224–232. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/1089

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)