Resistores de papel e grafite: ensino experimental de eletricidade com papel e lápis

João Bernardes da Rocha Filho, Suzana Maria Coelho, Marcos Alfredo Salami, Marília Rangel Maciel, Pedro Ubirajara Schrage

Resumo


Este artigo apresenta um desenvolvimento realizado na PUCRS, em
julho e agosto de 2002, envolvendo a viabilidade da utilização de
resistores feitos de grafite deposto sobre papel, para a aprendizagem
experimental de eletricidade, especificamente em relação aos
conteúdos “resistividade e cálculo de resistência equivalente de
associações em série e em paralelo de resistores”. Tal técnica permite
ao estudante manipular ludicamente variáveis envolvidas na definição
de resistência elétrica, além de criar e modificar livremente
associações de resistores, utilizando unicamente um multímetro, papel
e lápis, e tem potencial para acelerar seu processo de compreensão e
aprendizagem desses conteúdos porque é agradável, simples, barata e
promove o engajamento e a livre participação de todos os alunos.

Palavras-chave


Ensino de Física, experimentação, resistência elétrica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >