Um exemplo prático de atividades metacognitivas aplicadas na formação de professores de física com base na pesquisa didática

Autores

  • Suzana Maria Coelho Faculdade de Física Pucrs
  • Cristiane Rodrigues de Rodrigues Faculdade de Física Pucrs
  • Eduardo Sörensen Ghisolfi Faculdade de Física Pucrs
  • Fábio Arcelino do Rego Faculdade de Física Pucrs

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n3p1108

Palavras-chave:

Formação de Professor Pesquisador, Metacognição., Ensino de Física.

Resumo

Este artigo apresenta um exemplo prático de atividades metacognitivas e sua contribuição na formação de professores de Física reflexivos e críticos, tendo por base uma metodologia fundamentada na pesquisa. A experiência, aplicada por estudantes dos níveis de Graduação e de Pós-Graduação a alunos do Ensino Fundamental e Médio, mostra a tomada de consciência pelos participantes da complexidade do processo de mediação na prática docente e sua percepção face às múltiplas alternativas de intervenção por parte do professor no processo de ensino e aprendizagem e também dos obstáculos para superação de modelos educacionais clássicos. São apontadas possíveis causas dessas dificuldades e indicadas sugestões para sua superação nos cursos de Licenciatura.

Biografia do Autor

Suzana Maria Coelho, Faculdade de Física Pucrs

Faculdade de Física, Grupo de Pesquisa em Didática das Ciências.

Cristiane Rodrigues de Rodrigues, Faculdade de Física Pucrs

Faculdade de Física, Grupo de Pesquisa em Didática das Ciências.

Eduardo Sörensen Ghisolfi, Faculdade de Física Pucrs

Faculdade de Física, Grupo de Pesquisa em Didática das Ciências.

Fábio Arcelino do Rego, Faculdade de Física Pucrs

Faculdade de Física, Grupo de Pesquisa em Didática das Ciências.

Downloads

Publicado

2012-12-13

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas