Um exemplo prático de atividades metacognitivas aplicadas na formação de professores de física com base na pesquisa didática

Suzana Maria Coelho, Cristiane Rodrigues de Rodrigues, Eduardo Sörensen Ghisolfi, Fábio Arcelino do Rego

Resumo


Este artigo apresenta um exemplo prático de atividades metacognitivas e sua contribuição na formação de professores de Física reflexivos e críticos, tendo por base uma metodologia fundamentada na pesquisa. A experiência, aplicada por estudantes dos níveis de Graduação e de Pós-Graduação a alunos do Ensino Fundamental e Médio, mostra a tomada de consciência pelos participantes da complexidade do processo de mediação na prática docente e sua percepção face às múltiplas alternativas de intervenção por parte do professor no processo de ensino e aprendizagem e também dos obstáculos para superação de modelos educacionais clássicos. São apontadas possíveis causas dessas dificuldades e indicadas sugestões para sua superação nos cursos de Licenciatura.


Palavras-chave


Formação de Professor Pesquisador; Metacognição.;Ensino de Física.

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n3p1108

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >