Um exemplo prático de atividades metacognitivas aplicadas na formação de professores de física com base na pesquisa didática

Autores

  • Suzana Maria Coelho Faculdade de Física Pucrs
  • Cristiane Rodrigues de Rodrigues Faculdade de Física Pucrs
  • Eduardo Sörensen Ghisolfi Faculdade de Física Pucrs
  • Fábio Arcelino do Rego Faculdade de Física Pucrs

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n3p1108

Resumo

Este artigo apresenta um exemplo prático de atividades metacognitivas e sua contribuição na formação de professores de Física reflexivos e críticos, tendo por base uma metodologia fundamentada na pesquisa. A experiência, aplicada por estudantes dos níveis de Graduação e de Pós-Graduação a alunos do Ensino Fundamental e Médio, mostra a tomada de consciência pelos participantes da complexidade do processo de mediação na prática docente e sua percepção face às múltiplas alternativas de intervenção por parte do professor no processo de ensino e aprendizagem e também dos obstáculos para superação de modelos educacionais clássicos. São apontadas possíveis causas dessas dificuldades e indicadas sugestões para sua superação nos cursos de Licenciatura.

Biografia do Autor

Suzana Maria Coelho, Faculdade de Física Pucrs

Faculdade de Física, Grupo de Pesquisa em Didática das Ciências.

Cristiane Rodrigues de Rodrigues, Faculdade de Física Pucrs

Faculdade de Física, Grupo de Pesquisa em Didática das Ciências.

Eduardo Sörensen Ghisolfi, Faculdade de Física Pucrs

Faculdade de Física, Grupo de Pesquisa em Didática das Ciências.

Fábio Arcelino do Rego, Faculdade de Física Pucrs

Faculdade de Física, Grupo de Pesquisa em Didática das Ciências.

Downloads

Publicado

2012-12-13

Como Citar

Coelho, S. M., Rodrigues de Rodrigues, C., Sörensen Ghisolfi, E., & Arcelino do Rego, F. (2012). Um exemplo prático de atividades metacognitivas aplicadas na formação de professores de física com base na pesquisa didática. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 29(3), 1108–1020. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29n3p1108

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>