O papel do questionamento: intervenções do professor e do aluno na construção do conhecimento

Zenar Pedro Schein, Suzana Maria Coelho

Resumo


O artigo apresenta resultados de uma pesquisa, realizada com alunos
das primeiras e segundas séries de uma escola particular do Ensino
Médio, na qual se investigou como as intervenções do professor e do
aluno interferem na aprendizagem. Como princípios norteadores do
trabalho, optou-se por uma epistemologia construtivista e por educar
pela pesquisa e adotou-se, como prática social de referência, a atividade
científica. Em um contexto de atividades experimentais sobre o equilíbrio
dos corpos que culminaram com a construção e utilização de
uma balança analítica, discute-se o papel do questionamento na construção
do conhecimento do aluno. O questionamento aparece como ferramenta
facilitadora da aprendizagem do aluno por favorecer a explicitação
do seu conhecimento prévio e o desenvolvimento de capacidades
de observação, investigação e explicação, assim como por estimular o
estabelecimento de um maior número de conexões entre o real e o abstrato
e contribuir para o progresso do aluno para níveis de maior complexidade
conceitual.

Palavras-chave


Questionamento; experimentação; construção do conhecimento

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DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
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