Formação continuada de professores numa visão construtivista: contextos didáticos, estratégias e formas de aprendizagem no ensino experimental de Física
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n1p7Resumo
O presente artigo discute resultados parciais obtidos em uma pesquisa visando a formação continuada de professores dos ensinos Fundamental e Médio, considerando a experimentação como eixo central e a aprendizagem numa perspectiva construtivista. Pretendeu- se analisar como ocorre a apropriação do saber pelos docentes nesse contexto, quais suas dificuldades e que situações favorecem sua aprendizagem, assim como estudar conseqüências dessa formação em suas aulas. Treze professores participaram de oficinas durante as quais se propôs a investigação de fenômenos eletrostáticos com a construção de dispositivos experimentais usando material de baixo custo e, ao mesmo tempo, abriu-se um espaço para reflexão e análise crítica de sua prática pedagógica. A abordagem metodológica da investigação foi qualitativa, os dados tendo sido coletados a partir do registro da produção oral e escrita dos sujeitos da pesquisa, assim como das observações dos pesquisadores. Os contextos didáticos criados possibilitaram a identificação de dificuldades de ordem conceitual e lingüística, assim como de determinadas formas de aprendizagem, tal como a aprendizagem pela ação e pela ação conjunta. Processos de metacognição permitiram um olhar crítico sobre os mecanismos de apropriação do conhecimento científico. Supõe-se que a vivência e a análise de situações semelhantes àquelas que poderão ser propostas aos alunos possa favorecer um isomorfismo com futuras possíveis ações em sala de aula. Esta proposta de formação parece promissora para consolidar mudanças metodológicas advindas de novas concepções e modelos de professor, diferentes daqueles considerados como tradicionais. A análise dos dados relativos às reflexões sobre a prática docente e o modo como aconteceu a transposição de conteúdos e métodos vivenciados para a sala de aula apontam nesse sentido e serão objeto de um futuro artigo.
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