Formação continuada de professores numa visão construtivista: contextos didáticos, estratégias e formas de aprendizagem no ensino experimental de Física

Autores

  • Suzana Maria Coelho PUC - Rio Grande do Sul
  • Antônio Dias Nunes PUC - Rio Grande do Sul
  • Lilian Cristina Nalepinski Wiehe PUC - Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n1p7

Resumo

O presente artigo discute resultados parciais obtidos em uma pesquisa visando a formação continuada de professores dos ensinos Fundamental e Médio, considerando a experimentação como eixo central e a aprendizagem numa perspectiva construtivista. Pretendeu- se analisar como ocorre a apropriação do saber pelos docentes nesse contexto, quais suas dificuldades e que situações favorecem sua aprendizagem, assim como estudar conseqüências dessa formação em suas aulas. Treze professores participaram de oficinas durante as quais se propôs a investigação de fenômenos eletrostáticos com a construção de dispositivos experimentais usando material de baixo custo e, ao mesmo tempo, abriu-se um espaço para reflexão e análise crítica de sua prática pedagógica. A abordagem metodológica da investigação foi qualitativa, os dados tendo sido coletados a partir do registro da produção oral e escrita dos sujeitos da pesquisa, assim como das observações dos pesquisadores. Os contextos didáticos criados possibilitaram a identificação de dificuldades de ordem conceitual e lingüística, assim como de determinadas formas de aprendizagem, tal como a aprendizagem pela ação e pela ação conjunta. Processos de metacognição permitiram um olhar crítico sobre os mecanismos de apropriação do conhecimento científico. Supõe-se que a vivência e a análise de situações semelhantes àquelas que poderão ser propostas aos alunos possa favorecer um isomorfismo com futuras possíveis ações em sala de aula. Esta proposta de formação parece promissora para consolidar mudanças metodológicas advindas de novas concepções e modelos de professor, diferentes daqueles considerados como tradicionais. A análise dos dados relativos às reflexões sobre a prática docente e o modo como aconteceu a transposição de conteúdos e métodos vivenciados para a sala de aula apontam nesse sentido e serão objeto de um futuro artigo.

Biografia do Autor

Suzana Maria Coelho, PUC - Rio Grande do Sul

Graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974) , especialização em Diplôme D' Etudes Approfondies En Didactique Des D pela Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot (1987) , mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978) e doutorado em Didactique Des Disciplines pela Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot (1993).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Antônio Dias Nunes, PUC - Rio Grande do Sul

Graduação em Bacharelado Em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1968) e graduação em Licenciatura Plena em Fisica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1968).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Lilian Cristina Nalepinski Wiehe, PUC - Rio Grande do Sul

Graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-09-01

Como Citar

Coelho, S. M., Nunes, A. D., & Wiehe, L. C. N. (2008). Formação continuada de professores numa visão construtivista: contextos didáticos, estratégias e formas de aprendizagem no ensino experimental de Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 25(1), 7–34. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n1p7

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>