Conceitos, atitudes de investigação e metodologia experimental como subsídio ao planejamento de objetivos e estratégias de ensino
Resumo
Propõe-se a iniciação de alunos do ensino fundamental em atividades científicas, tendo-se por base o estudo de dificuldades (obstáculos) e facilidades (precursores) evidenciadas nos alunos em termos de atitudes, metodologia experimental e conceitos científicos. Os dados foram coletados em um contexto de sala de aula, através do registro de debates em pequenos e grandes grupos, observações e relatórios escritos. Constata-se a viabilidade de planejamento e aplicação de atividades didático-pedagógicas, bem como de elaboração de objetivos instrucionais conceituais, metodológicos e de atitudes, levando-se em conta a existência de precursores e obstáculos. Sugere-se uma nova abordagem no que se refere à forma de construção de objetivos e estratégias de ensino, os quais deixariam de ser estabelecidos a priori pelo professor para serem construídos, levando-se em conta a própria dinâmica dos processos pedagógicos. Corrobora-se a hipótese de que existem níveis de formulação correspondentes a cada objetivo e que a evolução do aluno, de um nível para o outro, não é linear.Downloads
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