Conceitos, atitudes de investigação e metodologia experimental como subsídio ao planejamento de objetivos e estratégias de ensino

Autores

  • Suzana Maria Coelho PUC - Rio Grande do Sul
  • Eno Kohl PUC - Rio Grande do Sul
  • Silvia Di Bernardo PUC - Rio Grande do Sul
  • Lilian Cristina Nalepinski Wiehe PUC - Rio Grande do Sul

Resumo

Propõe-se a iniciação de alunos do ensino fundamental em atividades científicas, tendo-se por base o estudo de dificuldades (obstáculos) e facilidades (precursores) evidenciadas nos alunos em termos de atitudes, metodologia experimental e conceitos científicos. Os dados foram coletados em um contexto de sala de aula, através do registro de debates em pequenos e grandes grupos, observações e relatórios escritos. Constata-se a viabilidade de planejamento e aplicação de atividades didático-pedagógicas, bem como de elaboração de objetivos instrucionais conceituais, metodológicos e de atitudes, levando-se em conta a existência de precursores e obstáculos. Sugere-se uma nova abordagem no que se refere à forma de construção de objetivos e estratégias de ensino, os quais deixariam de ser estabelecidos a priori pelo professor para serem construídos, levando-se em conta a própria dinâmica dos processos pedagógicos. Corrobora-se a hipótese de que existem níveis de formulação correspondentes a cada objetivo e que a evolução do aluno, de um nível para o outro, não é linear.

Biografia do Autor

Suzana Maria Coelho, PUC - Rio Grande do Sul

Graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974) , especialização em Diplôme D' Etudes Approfondies En Didactique Des D pela Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot (1987) , mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978) e doutorado em Didactique Des Disciplines pela Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot (1993).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Eno Kohl, PUC - Rio Grande do Sul

Graduação pela PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO RIO GRANDE DO SUL (1969) , graduação em Bacharelado Em Física pela PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO RIO GRANDE DO SUL (1969) e especialização em Educação Metodologia do Ensino Superior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1980).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Silvia Di Bernardo, PUC - Rio Grande do Sul

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e mestrado em Biociências (Zoologia) pela PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO RIO GRANDE DO SUL (1994).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Lilian Cristina Nalepinski Wiehe, PUC - Rio Grande do Sul

Graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2000-01-01

Como Citar

Coelho, S. M., Kohl, E., Bernardo, S. D., & Wiehe, L. C. N. (2000). Conceitos, atitudes de investigação e metodologia experimental como subsídio ao planejamento de objetivos e estratégias de ensino. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 17(2), 122–149. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6770

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>