O papel do questionamento: intervenções do professor e do aluno na construção do conhecimento
Resumo
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa, realizada com alunos das primeiras e segundas séries de uma escola particular do Ensino Médio, na qual se investigou como as intervenções do professor e do aluno interferem na aprendizagem. Como princípios norteadores do trabalho, optou-se por uma epistemologia construtivista e por educar pela pesquisa e adotou-se, como prática social de referência, a atividade científica. Em um contexto de atividades experimentais sobre o equilíbrio dos corpos que culminaram com a construção e utilização de uma balança analítica, discute-se o papel do questionamento na construção do conhecimento do aluno. O questionamento aparece como ferramenta facilitadora da aprendizagem do aluno por favorecer a explicitação do seu conhecimento prévio e o desenvolvimento de capacidades de observação, investigação e explicação, assim como por estimular o estabelecimento de um maior número de conexões entre o real e o abstrato e contribuir para o progresso do aluno para níveis de maior complexidade conceitual.Downloads
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Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >