O papel do questionamento: intervenções do professor e do aluno na construção do conhecimento

Autores

  • Zenar Pedro Schein FACCAT - Rio Grande do Sul
  • Suzana Maria Coelho PUC - Rio Grande do Sul

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa, realizada com alunos das primeiras e segundas séries de uma escola particular do Ensino Médio, na qual se investigou como as intervenções do professor e do aluno interferem na aprendizagem. Como princípios norteadores do trabalho, optou-se por uma epistemologia construtivista e por educar pela pesquisa e adotou-se, como prática social de referência, a atividade científica. Em um contexto de atividades experimentais sobre o equilíbrio dos corpos que culminaram com a construção e utilização de uma balança analítica, discute-se o papel do questionamento na construção do conhecimento do aluno. O questionamento aparece como ferramenta facilitadora da aprendizagem do aluno por favorecer a explicitação do seu conhecimento prévio e o desenvolvimento de capacidades de observação, investigação e explicação, assim como por estimular o estabelecimento de um maior número de conexões entre o real e o abstrato e contribuir para o progresso do aluno para níveis de maior complexidade conceitual.

Biografia do Autor

Zenar Pedro Schein, FACCAT - Rio Grande do Sul

Graduação em Licenciatura Curta Em Ciências e Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1992) , graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996) e mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Suzana Maria Coelho, PUC - Rio Grande do Sul

Graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974) , especialização em Diplôme D' Etudes Approfondies En Didactique Des D pela Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot (1987) , mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978) e doutorado em Didactique Des Disciplines pela Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot (1993).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-09-02

Como Citar

Schein, Z. P., & Coelho, S. M. (2008). O papel do questionamento: intervenções do professor e do aluno na construção do conhecimento. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 23(1), 72–98. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6291

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>