Construção de capacitores de grafite sobre papel, copos e garrafas plásticas, e medida de suas capacitâncias
Resumo
Este artigo apresenta um conjunto de atividades realizadas no Laboratório Especial de Física do NAECIM1/MCT2/PUCRS3, entre março de 2003 e dezembro de 2004, envolvendo a utilização, para o ensino de Física, de capacitores construídos com grafite deposta sobre folhas de cartolina e lâminas plásticas recortadas de copos descartáveis e garrafas de refrigerantes. Também foram determinadas as capacitâncias deses capacitores, sempre utilizando técnicas de baixo custo, tanto na construção quanto na medição das capacitâncias. A atividade foi desenvolvida com alunos de graduação em Física, do Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS, e também com grupos de alunos do Ensino Médio de escolas de Porto Alegre que participam de um programa de intercâmbio com o MCT/PUCRS, e foi, em parte, tema de dissertação defendida em março de 2004, naquele mestrado. A técnica permite ao estudante construir capacitores com alto grau de liberdade, utilizando lápis e retalhos de cartolina ou plástico, além de um multímetro para a medição das suas capacitâncias. Os resultados desse trabalho revelaram-se satisfatórios, uma vez que ele colabora com o processo de compreensão e aprendizagem desse assunto, promovendo o engajamento e a livre participação de todos os alunos, em uma atividade simultaneamente educativa e lúdica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >