Construção de capacitores de grafite sobre papel, copos e garrafas plásticas, e medida de suas capacitâncias

Autores

  • João Bernardes da Rocha Filho PUC/RS - Rio Grande do Sul
  • Marcos Alfredo Salami PUC/RS - Rio Grande do Sul
  • Cláudio Galli PUC/RS - Rio Grande do Sul
  • Manuela Klanovicz Ferreira Escola Estadual Presidente Roosevelt
  • Tiago Stein Motta Escola Estadual Presidente Roosevelt
  • Rita de Cássia Costa

Resumo

Este artigo apresenta um conjunto de atividades realizadas no Laboratório Especial de Física do NAECIM1/MCT2/PUCRS3, entre março de 2003 e dezembro de 2004, envolvendo a utilização, para o ensino de Física, de capacitores construídos com grafite deposta sobre folhas de cartolina e lâminas plásticas recortadas de copos descartáveis e garrafas de refrigerantes. Também foram determinadas as capacitâncias deses capacitores, sempre utilizando técnicas de baixo custo, tanto na construção quanto na medição das capacitâncias. A atividade foi desenvolvida com alunos de graduação em Física, do Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS, e também com grupos de alunos do Ensino Médio de escolas de Porto Alegre que participam de um programa de intercâmbio com o MCT/PUCRS, e foi, em parte, tema de dissertação defendida em março de 2004, naquele mestrado. A técnica permite ao estudante construir capacitores com alto grau de liberdade, utilizando lápis e retalhos de cartolina ou plástico, além de um multímetro para a medição das suas capacitâncias. Os resultados desse trabalho revelaram-se satisfatórios, uma vez que ele colabora com o processo de compreensão e aprendizagem desse assunto, promovendo o engajamento e a livre participação de todos os alunos, em uma atividade simultaneamente educativa e lúdica.

Biografia do Autor

João Bernardes da Rocha Filho, PUC/RS - Rio Grande do Sul

Licenciado em Física (PUCRS, 1989), Especialista em Educação (PUCRS, 2001), Mestrado em Educação (PUCRS, 1994), Especialista em Psicossomática (FACIS, 2002), e Doutorado em Engenharia (UFSC, 1999).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Marcos Alfredo Salami, PUC/RS - Rio Grande do Sul

Graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Cláudio Galli, PUC/RS - Rio Grande do Sul

Graduação em Licenciatura Em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1966), graduação em Bacharelado Em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1966), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1977) e doutorado em Educação pela Wisconsin International University (1999).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Manuela Klanovicz Ferreira, Escola Estadual Presidente Roosevelt

Cursando graduação em Ciência da Computação.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Como Citar

Rocha Filho, J. B. da, Salami, M. A., Galli, C., Ferreira, M. K., Motta, T. S., & Costa, R. de C. (2005). Construção de capacitores de grafite sobre papel, copos e garrafas plásticas, e medida de suas capacitâncias. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 22(3), 400–415. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6378

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)