Garrafas de água em contadores residenciais de energia elétrica: desfazendo um mito

Autores

  • Délcio Basso PUC - Rio Grande do Sul
  • João Bernardes da Rocha Filho PUC/RS - Rio Grande do Sul

Resumo

Pesquisa realizada na PUCRS, entre abril e dezembro de 1999, envolvendo a medição da energia elétrica consumida por uma carga resistiva simultaneamente por dois contadores de energia eletromecânicos convencionais, com um deles mantido próximo a um conjunto de garrafas plásticas cheias de água. A pesquisa teve como objetivo testar a difundida crença popular no Rio Grande do Sul de que manter garrafas de água próximas ao contador de energia faz com que o consumo indicado no instrumento seja menor do que o real, utilizando o experimento como incentivo à pesquisa para alunos de graduação. Os autores foram alertados para esta prática popular nas disciplinas básicas que lecionam, em função dos repetidos questionamentos propostos por alunos dos cursos de Física e Engenharia Elétrica da PUCRS, sobre a eficácia do método.

Biografia do Autor

Délcio Basso, PUC - Rio Grande do Sul

Graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1966), graduação em Bacharelado Em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1966) e mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

João Bernardes da Rocha Filho, PUC/RS - Rio Grande do Sul

Licenciado em Física (PUCRS, 1989), Especialista em Educação (PUCRS, 2001), Mestrado em Educação (PUCRS, 1994), Especialista em Psicossomática (FACIS, 2002), e Doutorado em Engenharia (UFSC, 1999).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

Basso, D., & Rocha Filho, J. B. da. (2004). Garrafas de água em contadores residenciais de energia elétrica: desfazendo um mito. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 21, 179–187. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10003

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)