Produção de hologramas com equipamentos de baixo custo

Autores

  • Cláudio Galli PUC/RS - Rio Grande do Sul

Resumo

A finalidade deste trabalho é a de descrever um método simples e econômico, utilizando equipamentos comumentes existentes nos laboratórios de Óptica, para a produção de hologramas de transmissão de boa qualidade. O método consiste da expansão de um feixe laser de He-Ne de baixa potência que ilumina, ao mesmo tempo, o objeto a ser holografado e um espelho plano, sem a necessidade de ser utilizado um divisor de feixe. A luz refletida pelo objeto (onda objeto) e a refletida pelo espelho plano (onda de referência) superpõem-se ao chegarem no filme (Kodak, Non-AH Holografic Film), no qual fica registrado um padrão de interferência. Quando o filme, após o processo de revelação, é iluminado com a luz do mesmo laser, vê-se o holograma em questão. Este método pode ser utilizado em aulas de laboratório, por permitir a aplicação de conhecimentos estudados na Óptica e pelo seu grande interesse tecnológico.

Biografia do Autor

Cláudio Galli, PUC/RS - Rio Grande do Sul

Graduação em Licenciatura Em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1966), graduação em Bacharelado Em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1966), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1977) e doutorado em Educação pela Wisconsin International University (1999).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

Galli, C. (2004). Produção de hologramas com equipamentos de baixo custo. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 21, 315–318. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10020