Categorização de questões de Física do novo ENEM

Jesusney Silva Hernandes, Maria Inês Martins

Resumo


Este artigo estuda questões que envolvem Física nas provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do novo ENEM. Selecionamos itens que evidenciam alguma Física nestas provas. Classificamos as questões por Competência e Habilidade segundo a matriz de referência do Exame e, através da análise de conteúdo de Bardin (2010), propusemos, para cada grupo de itens inseridos em uma dada competência, um agrupamento em categorias. A partir da observação e reflexão das categorias emergentes apresentamos ao longo do texto orientações sobre características das situações-problema que abordam alguma Física no novo ENEM. Além disso, através da análise das categorias emergentes, procuramos avaliar a aproximação das questões selecionadas com as orientações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), nas Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) e nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM). Percebemos que muitas orientações que surgiram das categorias emergentes atendem às orientações dos PCN, PCN+ e OCEM. Esperamos que nossa pesquisa possa contribuir para o alinhamento da prática docente com um ensino de Física inovador pautado no desenvolvimento de competências e habilidades, viabilizando melhoria de aprendizado e, consequentemente, de desempenho em Exames como o ENEM.

 


Palavras-chave


Análise de Conteúdo; Questões de Física; Novo ENEM

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n1p58

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
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