Categorização de questões de Física do novo ENEM

Autores

  • Jesusney Silva Hernandes Instituto Federal Goiano Morrinhos – GO
  • Maria Inês Martins Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Belo Horizonte – MG

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n1p58

Resumo

Este artigo estuda questões que envolvem Física nas provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do novo ENEM. Selecionamos itens que evidenciam alguma Física nestas provas. Classificamos as questões por Competência e Habilidade segundo a matriz de referência do Exame e, através da análise de conteúdo de Bardin (2010), propusemos, para cada grupo de itens inseridos em uma dada competência, um agrupamento em categorias. A partir da observação e reflexão das categorias emergentes apresentamos ao longo do texto orientações sobre características das situações-problema que abordam alguma Física no novo ENEM. Além disso, através da análise das categorias emergentes, procuramos avaliar a aproximação das questões selecionadas com as orientações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), nas Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) e nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM). Percebemos que muitas orientações que surgiram das categorias emergentes atendem às orientações dos PCN, PCN+ e OCEM. Esperamos que nossa pesquisa possa contribuir para o alinhamento da prática docente com um ensino de Física inovador pautado no desenvolvimento de competências e habilidades, viabilizando melhoria de aprendizado e, consequentemente, de desempenho em Exames como o ENEM.

 

Biografia do Autor

Jesusney Silva Hernandes, Instituto Federal Goiano Morrinhos – GO

 

Maria Inês Martins, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Belo Horizonte – MG

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Publicado

2013-04-15

Como Citar

Hernandes, J. S., & Martins, M. I. (2013). Categorização de questões de Física do novo ENEM. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 30(1), 58–83. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n1p58

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física