História de uma experiência singular de ensino – Parte II: o caso das disciplinas “Físicas Básicas”, da UFBA

José Fernando Moura Rocha

Resumo


Neste trabalho relata-se uma experiência singular de ensino, realizada no Curso de Física, Licenciatura, noturno, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), envolvendo o conteúdo da física universitária básica. Nesta experiência, os conteúdos foram estruturados em bases históricas, pelo menos em sua maior parte, e ministrados através das disciplinas Físicas Básicas I, II, III e IV, segundo uma abordagem simultaneamente histórica, fenomenológica (experimental), matemática e conceitual. Estas disciplinas são oferecidas paralelamente às tradicionais Físicas Gerais e Experimentais I, II, III e IV, que são destinadas aos alunos da área de ciências exatas, inclusive aos alunos da Licenciatura em Física, noturno.


Palavras-chave


Ensino de Física; Física Universitária Básica; História da Física

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n2p527

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >