História de uma experiência singular de ensino – Parte II: o caso das disciplinas “Físicas Básicas”, da UFBA

Autores/as

  • José Fernando Moura Rocha Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n2p527

Resumen

Neste trabalho relata-se uma experiência singular de ensino, realizada no Curso de Física, Licenciatura, noturno, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), envolvendo o conteúdo da física universitária básica. Nesta experiência, os conteúdos foram estruturados em bases históricas, pelo menos em sua maior parte, e ministrados através das disciplinas Físicas Básicas I, II, III e IV, segundo uma abordagem simultaneamente histórica, fenomenológica (experimental), matemática e conceitual. Estas disciplinas são oferecidas paralelamente às tradicionais Físicas Gerais e Experimentais I, II, III e IV, que são destinadas aos alunos da área de ciências exatas, inclusive aos alunos da Licenciatura em Física, noturno.

Biografía del autor/a

José Fernando Moura Rocha, Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia

Professor do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia, Mestre em Física e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências

Publicado

2016-09-08

Cómo citar

Moura Rocha, J. F. (2016). História de uma experiência singular de ensino – Parte II: o caso das disciplinas “Físicas Básicas”, da UFBA. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 33(2), 527–555. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n2p527

Número

Sección

Relatos e propostas de experiências didáticas