Desenvolvimento e avaliação de um sistema hipermídia para facilitar a reestruturação conceitual em mecânica
Resumo
A hipermídia, sendo um meio de processar a informação conjugando vários tipos de mídia, como textos, imagens, animações, vídeos e áudios, apresenta um potencial específico para o ensino de Física, tornando possível a simulação de fenômenos físicos, além de trazer a possibilidade de reflexão por parte do estudante, de consideração ao seu estilo cognitivo e às suas concepções espontâneas. Aproveitou-se esse potencial para desenvolver um sistema hipermídia, denominado Força&Movimento (F&M), que lida com dificuldades conceituais dos estudantes, levantadas a partir da aplicação de um teste de Mecânica (Hestenes et al., 1992) a calouros da UFRJ. O sistema comporta a navegação não-linear característica de sistemas hipermídia (Spiro et al., 1992) e a navegação guiada, disponível em algumas seqüências de telas que procuram modelar uma proposta teórica de desenvolvimento conceitual (diSessa, 1988). Estudantes universitários utilizaram esse material sob condições sistematizadas, sendo possível chegar a algumas conclusões sobre suas dificuldades conceituais e sobre o papel que a interação com o sistema poderia desempenhar no processo de reestruturação conceitual.Downloads
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