Desenvolvimento e avaliação de um sistema hipermídia para facilitar a reestruturação conceitual em mecânica

Flavia Rezende Valle dos Santos

Resumo


A hipermídia, sendo um meio de processar a informação conjugando
vários tipos de mídia, como textos, imagens, animações, vídeos e
áudios, apresenta um potencial específico para o ensino de Física,
tornando possível a simulação de fenômenos físicos, além de trazer a
possibilidade de reflexão por parte do estudante, de consideração ao
seu estilo cognitivo e às suas concepções espontâneas. Aproveitou-se
esse potencial para desenvolver um sistema hipermídia, denominado
Força&Movimento (F&M), que lida com dificuldades conceituais
dos estudantes, levantadas a partir da aplicação de um teste de
Mecânica (Hestenes et al., 1992) a calouros da UFRJ. O sistema
comporta a navegação não-linear característica de sistemas hipermídia
(Spiro et al., 1992) e a navegação guiada, disponível em algumas
seqüências de telas que procuram modelar uma proposta teórica de
desenvolvimento conceitual (diSessa, 1988). Estudantes universitários
utilizaram esse material sob condições sistematizadas, sendo possível
chegar a algumas conclusões sobre suas dificuldades conceituais e
sobre o papel que a interação com o sistema poderia desempenhar no
processo de reestruturação conceitual.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >