InterAge: um ambiente virtual construtivista para formação continuada de professores de Física

Autores

  • Flavia Rezende Valle dos Santos UFRJ - Rio de Janeiro
  • Susana de Sousa Barros UFRJ - Rio de Janeiro
  • Arilise Moraes de Almeida Lopes UFRJ - Rio de Janeiro
  • Renato Santos Araújo UFRJ - Rio de Janeiro

Resumo

Tendo em vista o contexto da formação do professor da escola pública e as possibilidades abertas pela Educação à Distância mediada pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação, foram dedicados esforços no desenvolvimento de um ambiente virtual guiado por pressupostos construtivistas. A caracterização do ambiente virtual construtivista desenvolvido é adequada à concepção de formação continuada como um processo que propicie a vivência da reflexão-naação e que tem como objetivo a perspectiva evolutiva do conhecimento profissional do professor. Esse processo é vivenciado pelo professor a partir da interação com o ambiente virtual, com tutores e com uma comunidade de professores, na direção da coerência entre pressupostos teóricos de formação e a prática pedagógica. Este trabalho descreve o desenho instrucional dessa ferramenta, seus principais elementos, características, desdobramentos e futuros estudos a serem realizados a partir de sua utilização.

Biografia do Autor

Flavia Rezende Valle dos Santos, UFRJ - Rio de Janeiro

Graduação em Licenciatura em Física pela UFRJ (1980), mestrado em Educação na UFRJ (1988) e o Doutorado em Educação pela PUC-RJ (1996).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Arilise Moraes de Almeida Lopes, UFRJ - Rio de Janeiro

Mestrado em Tecnologias Educacionais nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2004.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Renato Santos Araújo, UFRJ - Rio de Janeiro

Graduação em em Física pelo IF/UFRJ e mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pelo NUTES/UFRJ.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Como Citar

Santos, F. R. V. dos, Barros, S. de S., Lopes, A. M. de A., & Araújo, R. S. (2003). InterAge: um ambiente virtual construtivista para formação continuada de professores de Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 20(3), 372–390. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6530

Edição

Seção

Artigos