Ouvindo os formadores nas Licenciaturas em Física a Distância sobre as políticas públicas educacionais
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2012v29nesp1p448Resumo
Esse trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa a respeito da formação de professores de física em cursos de Licenciatura em Física mediados por ambientes virtuais de ensino-aprendizagem na modalidade a distância. Os sujeitos da pesquisa foram professores que atuavam em 2009 e 2010 na organização ou criação de três cursos a distância de Licenciatura em Física do Sistema Universidade Aberta do Brasil das Regiões Sul, Sudeste e Nordeste e na extinta Secretaria de Educação a Distância do Ministério de Educação. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas, transcritas e submetidas à análise temática. Apresentamos as posições dos entrevistados relacionadas à categoria Políticas Públicas Educacionais, com 16 temas divididos nas cinco seções a saber: o papel da EaD; aspectos legais; aspectos metodológicos; polos de apoio presencial; e investimentos. Dentre as conclusões obtidas, é possível apontar que apesar dos documentos oficiais concederem liberdade para a elaboração dos projetos dos cursos a distância, isso não contribuiu para a sua elaboração, pois os cursos a distância estão adaptando, de forma inapropriada e anacrônica, características dos cursos presenciais. Além disso, os entrevistados apontaram que são obrigados a acatarem as decisões do governo federal para receberem o financiamento do Sistema UAB, reduzindo a autonomia universitária. Outro aspecto observado foi o aumento da fragmentação da formação de professores de física. Conclui-se o trabalho alertando que mesmo com os intensos investimentos na EaD e na ampliação do acesso aos cursos de nível superior, outras ações fazem-se necessárias para se acabar com a carência de professores de física na educação básica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >