Usando física em quadrinhos para discutir a diferença entre inversão e reversão da imagem em um espelho plano
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n3p601Resumo
Física em quadrinhos (FQ) é um projeto que busca promover entre os alunos e o professor discussões sobre fenômenos e assuntos científicos através de quadrinhos ou tirinhas de humor. Esses quadrinhos estão acompanhados de questões do cotidiano relacionadas à Física. O tema escolhido foi óptica, enfocando reflexão em espelhos planos. No desenvolvimento do conjunto de tirinhas-questões, a relação entre o texto e a imagem, sob uma perspectiva da teoria de quadrinhos, é levada em consideração e também pretende ajudar a trabalhar a capacidade crítica dos alunos. Assumindo a premissa de que elas já tiveram como objetivo instruir a sociedade, queremos usá-las no ensino de Física de forma reflexiva. Dentre as características dos quadrinhos ou tirinhas pode-se afirmar que apresentam alto nível de informação e podem ser exploradas pelo professor e discutidas com os alunos. As HQs e as tirinhas têm demonstrado estimular o desenvolvimento do hábito da leitura, enriquecendo o vocabulário do aluno. Por isso, acreditamos que essas tirinhas e as atividades propostas em sala de aula ajudaram na formação crítica dos alunos. Como os quadrinhos (ou tirinhas) estão imersos no nosso cotidiano, nada mais justo e apropriado do que utilizá-los para ensinar e apresentar a ciência e algumas situações cotidianas. Este artigo apresenta algumas tirinhas e seus objetivos no ensino de Física, além de explicitar como elas podem ser trabalhadas pelos professores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >