Pode o Ensino de Física modificar a concepção de Ciência do futuro professor de !º segmento do Ensino Fundamental

Autores

  • Deise Miranda Vianna UFRJ - Rio de Janeiro
  • Kátia Nunes Pinto INSD - Rio de Janeiro
  • Sérgio Ferreira de Lima COPEL - Paraná

Resumo

O trabalho exemplifica uma proposta de ensino de Física para uma Escola de Formação de Professores, no Rio de Janeiro, que pretende mudar a concepção de Ciência que as futuras professoras primárias apresentam ao entrar no curso, conforme já havíamos apontado desde 1990*. Apresentamos ao longo do período letivo uma ciência enquanto um produto não acabado, como conseqüência de um desenvolvimento científico e tecnológico, desmistificando uma concepção de ciência a-histórica. Procuramos mostrar que a ordenação de conteúdos só tem que existir para facilitar algum arranjo didático, mas não como uma seqüência temporal e causal. No ano seguinte procuramos avaliar o trabalho desenvolvido, através de uma atividade extra-curricular, identificando um dos nossos objetivos: Que ciência é esta que ensinamos e para que serve? Apresentamos a elas trechos de 4 textos, compilados por nós, na Revista Super Interessante (1993 e 1994), polêmicos, apresentando visões de Ciência diferentes. Afirmamos que a postura apresentada pela maioria das alunas, que cursaram o ano anterior, é diferente do que vínhamos identificando, nesta escola de Formação de Professores. Elas passam a apresentar uma postura questionadora sobre Ciência, mutável, como sendo uma criação do homem, que a 'verdade' expressa pelos cientistas é relativa.

Biografia do Autor

Deise Miranda Vianna, UFRJ - Rio de Janeiro

Graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Sérgio Ferreira de Lima, COPEL - Paraná

Graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2000) e especialização em Gestão em Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário Positivo (2006).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1994-01-01

Como Citar

Vianna, D. M., Pinto, K. N., & Lima, S. F. de. (1994). Pode o Ensino de Física modificar a concepção de Ciência do futuro professor de !º segmento do Ensino Fundamental. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 11(2), 79–87. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7151

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)