Formação continuada de professores: Estratégia para o ensino de astronomia nas séries iníciais

Simone Pinheiro Pinto, Omar Martins da Fonseca, Deise Miranda Vianna

Resumo


O presente trabalho relata as estratégias utilizadas em um curso
de curta duração em Astronomia básica denominado
Observando o Céu/Compreendendo a Terra . O curso foi
destinado a professores do primeiro segmento do ensino
fundamental, tendo sido elaborado e subsidiado a partir de
pesquisas em concepções alternativas sobre Astronomia.
Partimos do pressuposto de que, para ocorrer uma mudança nas
concepções de ensino e aprendizagem dos professores, teríamos
que levá-los a uma situação conflitiva em que sua formação e
suas concepções pudessem ser questionadas, através de um
diálogo participativo, visando a construção de um novo
conhecimento. Para o curso foi elaborado um questionário
englobando diferentes processos de ensinar, a forma como
alguns conteúdos pertinentes à Astronomia são transmitidos
pelos livros didáticos, como acontece a construção do
pensamento científico e, finalmente, como se processa a própria
formação dos professores. A análise das respostas aos
questionários indica uma sensibilização em relação ao que
aprenderam e às suas práticas de ensino, indicando
contribuições e sugerindo mudanças conceituais e nas práticas
pedagógicas, o que nos leva a considerar um bom
aproveitamento da estratégia desse curso para a formação
continuada de professores.

Palavras-chave


Ensino de Astronomia; Formação de Professores; Concepções de Ensino

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >