Formação continuada de professores: Estratégia para o ensino de astronomia nas séries iníciais
Resumo
O presente trabalho relata as estratégias utilizadas em um curso de curta duração em Astronomia básica denominado Observando o Céu/Compreendendo a Terra . O curso foi destinado a professores do primeiro segmento do ensino fundamental, tendo sido elaborado e subsidiado a partir de pesquisas em concepções alternativas sobre Astronomia. Partimos do pressuposto de que, para ocorrer uma mudança nas concepções de ensino e aprendizagem dos professores, teríamos que levá-los a uma situação conflitiva em que sua formação e suas concepções pudessem ser questionadas, através de um diálogo participativo, visando a construção de um novo conhecimento. Para o curso foi elaborado um questionário englobando diferentes processos de ensinar, a forma como alguns conteúdos pertinentes à Astronomia são transmitidos pelos livros didáticos, como acontece a construção do pensamento científico e, finalmente, como se processa a própria formação dos professores. A análise das respostas aos questionários indica uma sensibilização em relação ao que aprenderam e às suas práticas de ensino, indicando contribuições e sugerindo mudanças conceituais e nas práticas pedagógicas, o que nos leva a considerar um bom aproveitamento da estratégia desse curso para a formação continuada de professores.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >