Formação continuada de professores: Estratégia para o ensino de astronomia nas séries iníciais

Autores

  • Simone Pinheiro Pinto Instituto Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro
  • Omar Martins da Fonseca Instituto Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro
  • Deise Miranda Vianna UFRJ - Rio de Janeiro

Resumo

O presente trabalho relata as estratégias utilizadas em um curso de curta duração em Astronomia básica denominado Observando o Céu/Compreendendo a Terra . O curso foi destinado a professores do primeiro segmento do ensino fundamental, tendo sido elaborado e subsidiado a partir de pesquisas em concepções alternativas sobre Astronomia. Partimos do pressuposto de que, para ocorrer uma mudança nas concepções de ensino e aprendizagem dos professores, teríamos que levá-los a uma situação conflitiva em que sua formação e suas concepções pudessem ser questionadas, através de um diálogo participativo, visando a construção de um novo conhecimento. Para o curso foi elaborado um questionário englobando diferentes processos de ensinar, a forma como alguns conteúdos pertinentes à Astronomia são transmitidos pelos livros didáticos, como acontece a construção do pensamento científico e, finalmente, como se processa a própria formação dos professores. A análise das respostas aos questionários indica uma sensibilização em relação ao que aprenderam e às suas práticas de ensino, indicando contribuições e sugerindo mudanças conceituais e nas práticas pedagógicas, o que nos leva a considerar um bom aproveitamento da estratégia desse curso para a formação continuada de professores.

Biografia do Autor

Simone Pinheiro Pinto, Instituto Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro

graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e mestrado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2005).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Omar Martins da Fonseca, Instituto Oswaldo Cruz - Rio de Janeiro

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal Fluminense (2000) e aperfeicoamento em As Leis da Mecânica pela Museu de Astronomia e Ciências Afins (1997).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Deise Miranda Vianna, UFRJ - Rio de Janeiro

Graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2008-08-25

Como Citar

Pinto, S. P., Fonseca, O. M. da, & Vianna, D. M. (2008). Formação continuada de professores: Estratégia para o ensino de astronomia nas séries iníciais. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 24(1), 71–87. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6054

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)