... Se inclina, gira, mas não vira
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n3p841Resumo
Apresentamos uma interação entre a Ciência e a Arte a partir do estudo do movimento de um modelo de caneca chamada “equilibrista” para melhor entendermos os conceitos físicos de equilíbrio de corpo rígido e suas aplicações no Design da caneca. Chamamos a atenção para uma relação entre diferentes condições de equilíbrio de duas canecas produzidas com materiais diferentes, cerâmica e cristal, mas com configurações bem semelhantes. Produzimos as cronofotografias de diversas posições iniciais das canecas a fim de estudar as condições de equilíbrio a partir de possíveis inclinações, com e sem líquido. Entendemos que estudos de Física a partir de objetos artísticos podem mostrar que ao nosso redor há Ciência e Arte se integrando e despertando interesse de alunos para o ensino e aprendizagem de Física.
Referências
BONSIEPE, G. Design, cultura e sociedade São Paulo: Blucher, 2011.
BRONOWSKI, J. O olho visionário. Brasília: Ed. UnB, 1998.
CACHAPUZ, A. F. Arte e ciência: que papel na educação em ciência? Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 4, n. 2, p. 287-294, 2007.
MILLER, W. R. A definição de design. Tradução: LEITE, J. de S. Disponível em: feiramoderna.net/ufes/projeto1/MILLER-A-definicao-de-design.pdf. Acesso em: 04 ago. 2017.
REBOH, S. Mensagens eletrônicas trocadas entre os autores e a designer, 2017.
SASSERON, L.; MACHADO, V. F. Alfabetização científica na prática: inovando a forma de ensinar Física. São Paulo: livraria da Física, 2017. 100p. v. 1.
SCRUTON, R. Arte e imaginação: um estudo em filosofia da mente. São Paulo: É Realizações Editora, 2017.
SMOLKA, A. L. Comentários. In: Imaginação e criação na infância. 3. ed. São Paulo: Ática, 2009.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. 3. ed. São Paulo: Ática, 2009.
ZAMBONI, S. A pesquisa em arte. Campinas: Autores Associados, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >