Desenvolvimento e avaliação de um sistema hipermídia para facilitar a reestruturação conceitual em mecânica

Autores

  • Flavia Rezende Valle dos Santos UFRJ - Rio de Janeiro

Resumo

A hipermídia, sendo um meio de processar a informação conjugando vários tipos de mídia, como textos, imagens, animações, vídeos e áudios, apresenta um potencial específico para o ensino de Física, tornando possível a simulação de fenômenos físicos, além de trazer a possibilidade de reflexão por parte do estudante, de consideração ao seu estilo cognitivo e às suas concepções espontâneas. Aproveitou-se esse potencial para desenvolver um sistema hipermídia, denominado Força&Movimento (F&M), que lida com dificuldades conceituais dos estudantes, levantadas a partir da aplicação de um teste de Mecânica (Hestenes et al., 1992) a calouros da UFRJ. O sistema comporta a navegação não-linear característica de sistemas hipermídia (Spiro et al., 1992) e a navegação guiada, disponível em algumas seqüências de telas que procuram modelar uma proposta teórica de desenvolvimento conceitual (diSessa, 1988). Estudantes universitários utilizaram esse material sob condições sistematizadas, sendo possível chegar a algumas conclusões sobre suas dificuldades conceituais e sobre o papel que a interação com o sistema poderia desempenhar no processo de reestruturação conceitual.

Biografia do Autor

Flavia Rezende Valle dos Santos, UFRJ - Rio de Janeiro

Graduação em Licenciatura em Física pela UFRJ (1980), mestrado em Educação na UFRJ (1988) e o Doutorado em Educação pela PUC-RJ (1996).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2001-01-01

Como Citar

Santos, F. R. V. dos. (2001). Desenvolvimento e avaliação de um sistema hipermídia para facilitar a reestruturação conceitual em mecânica. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 18(2), 197–213. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6680

Edição

Seção

Artigos