A participação de alunos na correção das provas de uma disciplina de física no ensino superior

Autores

  • Águida Celina de Méo Barreiro USP - São Paulo
  • Otaciro Rangel Nascimento USP - São Paulo

Resumo

O presente artigo trata de uma experiência, com a participação de alunos da disciplina de Física III, no seu próprio processo de avaliação, no curso de Bacharelado de Física, do Instituto de Física de São Carlos/USP. Nosso objetivo é, portanto, relatar a realização desta alternativa no processo de avaliação, que foi levada a termo durante um semestre letivo, na referida disciplina e a análise dos resultados desta tentativa. Por meio da proposta de que os próprios alunos corrigissem as provas de outro aluno poderia haver a contribuição para um melhor aprendizado, além do início de uma formação pedagógica e de percepção do outro, o(a) colega, cuja prova passasse pela correção/avaliação do companheiro de sala. É, portanto, a proposta de participação ativa dos alunos, tanto durante as aulas perguntando livremente e tendo boa receptividade por parte do professor, como também na correção de provas, julgamento e atribuição de notas em classe e com a supervisão do docente.

Biografia do Autor

Águida Celina de Méo Barreiro, USP - São Paulo

Graduação em Licenciatura Plena Em Orientação Educacional pela Universidade Federal de São Carlos (1978) , mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1986) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1996).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Otaciro Rangel Nascimento, USP - São Paulo

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Goiás (1966) , especialização em Departamento de Física São Carlos pela Universidade de São Paulo (1967) , mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1971) , doutorado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976) e pos-doutorado pela University Of California San Diego (1981).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2000-01-01

Como Citar

Barreiro, Águida C. de M., & Nascimento, O. R. (2000). A participação de alunos na correção das provas de uma disciplina de física no ensino superior. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 17(3), 295–306. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6762

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)