Simples demonstração do movimento de projéteis em sala de aula

Autores

  • Ana Marcia Alves Taveira UNICAMP - São Paulo
  • Águida Celina de Méo Barreiro USP - São Paulo
  • Vanderlei Salvador Bagnato USP - São Paulo

Resumo

No Instituto de Física (USP), campus de São Carlos, foi realizada a experiência da introdução de aulas demonstrativas, no curso de Física, aos alunos do 1o ano de Engenharia. Tal estratégia, combinada com a exposição dialogada, é um recurso didático valioso para tópicos básicos de Física, que geralmente oferecem terreno árido para o ensino estimulante e a aprendizagem significativa. A utilização dos experimentos demonstrativos confeccionados foi sendo avaliada junto com os estudantes, no decorrer do semestre, por meio de questionários e registros de observação em sala de aula. A iniciativa e a proposta são de autoria de Vanderlei Bagnato, um dos autores desse artigo.

Biografia do Autor

Ana Marcia Alves Taveira, UNICAMP - São Paulo

Doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2001).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Águida Celina de Méo Barreiro, USP - São Paulo

Graduação em Licenciatura Plena Em Orientação Educacional pela Universidade Federal de São Carlos (1978) , mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1986) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1996).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Vanderlei Salvador Bagnato, USP - São Paulo

Doutorado em Física - Massachusetts Institute of Technology em 1987.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

Taveira, A. M. A., Barreiro, Águida C. de M., & Bagnato, V. S. (2004). Simples demonstração do movimento de projéteis em sala de aula. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 21, 76–81. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9902

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)