Entre experiências estéticas no ensino de Física: da arte como instrumento à arte como ontológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e84697

Palavras-chave:

Arte e Física, Experiências Estéticas, Pragmatismo, Ontologia

Resumo

É possível notar um crescimento na literatura que trata da articulação entre Ensino de Física e Arte/Estética. No entanto, publicações recentes mostram que estas relações carecem de uma discussão filosófica que as fundamentem. Frente a isso, analisamos artigos publicados em revistas científicas que buscaram relacionar o ensinar Física e experiências artísticas de modo a identificar os pressupostos que orientam tais relações. Como critérios de busca dos artigos, selecionamos aqueles publicados em revistas de língua portuguesa e espanhola, que possuem Qualis A1 ou A2 e que evidenciaram uma relação entre Física e expressões artísticas em seu título, palavras-chave ou resumo. O período de publicação dos artigos selecionados não possuiu restrição inicial e se estendeu até outubro de 2020. Para análise das informações, utilizamos uma metodologia fenomenológica e hermenêutica denominada Análise Textual Discursiva. Como resultado, obtivemos três categorias emergentes que mostram como a Física e a Arte se relacionam no material analisado. Mostramos por meio das categorias que, mesmo sem uma base filosófica explícita que fundamente os modos de articulação, há uma tendência de valorização das Experiências Estéticas sob uma perspectiva pragmática-instrumental, em detrimento de uma perspectiva fenomenológica-ontológica. Discorremos com base nisso sobre as limitações e possibilidades dos resultados encontrados.

Biografia do Autor

Ana Paula Carvalho do Carmo, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Ciências Exatas com Habilitação em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas.

Robson Simplicio de Sousa, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professor Adjunto do Departamento Educação, Ensino e Ciências da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, PR, Brasil. E-mail: robson.simplicio@ufpr.br    

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

Carmo, A. P. C. do ., & Sousa, R. S. de . (2022). Entre experiências estéticas no ensino de Física: da arte como instrumento à arte como ontológica. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(3), 630–655. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e84697

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física