Entre experiências estéticas no ensino de Física: da arte como instrumento à arte como ontológica
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e84697Palavras-chave:
Arte e Física, Experiências Estéticas, Pragmatismo, OntologiaResumo
É possível notar um crescimento na literatura que trata da articulação entre Ensino de Física e Arte/Estética. No entanto, publicações recentes mostram que estas relações carecem de uma discussão filosófica que as fundamentem. Frente a isso, analisamos artigos publicados em revistas científicas que buscaram relacionar o ensinar Física e experiências artísticas de modo a identificar os pressupostos que orientam tais relações. Como critérios de busca dos artigos, selecionamos aqueles publicados em revistas de língua portuguesa e espanhola, que possuem Qualis A1 ou A2 e que evidenciaram uma relação entre Física e expressões artísticas em seu título, palavras-chave ou resumo. O período de publicação dos artigos selecionados não possuiu restrição inicial e se estendeu até outubro de 2020. Para análise das informações, utilizamos uma metodologia fenomenológica e hermenêutica denominada Análise Textual Discursiva. Como resultado, obtivemos três categorias emergentes que mostram como a Física e a Arte se relacionam no material analisado. Mostramos por meio das categorias que, mesmo sem uma base filosófica explícita que fundamente os modos de articulação, há uma tendência de valorização das Experiências Estéticas sob uma perspectiva pragmática-instrumental, em detrimento de uma perspectiva fenomenológica-ontológica. Discorremos com base nisso sobre as limitações e possibilidades dos resultados encontrados.
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