Estado, Escola e Democracia: desafios para o ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e86480Referências
ALTHUSSER, L. Sobre a reprodução. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. 294 p.
ANGOTTI, J. A. P.; AUTH, M. A. Ciência e Tecnologia: implicações sociais e o papel da educação. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 1, p. 15-27, 2001.
BOURDIEU, P. Sobre o Estado: Cursos no Collège de France (1989-92). São Paulo: Companhia das Letras, 2014. 573 p.
BOURDIEU, P. Uma utopia racional: contra o fatalismo econômico. In: HOBSBAWN, E. (Org.) Pierre Bourdieu: sociologia crítica e história social. São Paulo: Terra sem Amos, 2020. cap. 2. p. 25-37.
BUNGE, M. Sociología de la Ciencia. Buenos Aires: Sudamericana, 1993. 171 p.
CASSAB, M. A Democracia como balizadora do Ensino das Ciências na Escola: Como discutir este desafio?. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 8, n. 2, p. 1-17, 2008.
COLAS, D. Places de Max Weber et Gaston Bachelard chez Pierre Bourdieu. Studia Politica: Romanian Political Science Review, Bucareste, v. 5, n. 4, p. 953-970, 2005.
CUNNINGHAM, F. Teorias da democracia. Uma introdução crítica. Porto Alegre: Artmed, 2019. 286 p.
FONSECA, A. B. Ciência, Tecnologia e desigualdade social no Brasil: contribuições da Sociologia do conhecimento para a educação em Ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 6, n. 2, p. 364-377, 2007.
GURGEL, I. Reflexões Político-Curriculares sobre a Importância da História das Ciências no Contexto da Crise da Modernidade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 2, p. 333-350, 2020.
KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino de ciências. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, p. 85-93, 2000.
MICELI, S. Materialismo do simbólico. In: BOURDIEU, P. (Ed.) Sobre o Estado: Cursos no Collège de France (1989-92). São Paulo: Companhia das Letras, 2014. p. 19-26.
MOURA, C. O ensino de ciências e a justiça social – questões para o debate. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 36, n. 1, p. 1-7, 2019.
OSTERMANN, F.; REZENDE, F. BNCC, Reforma do Ensino Médio e BNC Formação: um pacote privatista, utilitarista minimalista que precisa ser revogado. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 3, p. 381-387, 2021.
QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. M. Um toque dos clássicos: Marx | Durkheim | Weber. Belo Horizonte: UFMG, 2017. 157 p.
RANCIÈRE, J. O mestre ignorante. Rio de Janeiro: Autentica, 2007. 143 p.
REZENDE, F. Educação em ciências como campo político: Disputas atuais por projetos curriculares. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 39, n. 2, p. 330-336, 2019.
TILLY, C. Democracia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. 252 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >