State, School and Democracy: challenges for science education

Authors

  • Graciella Watanabe Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e86480

Author Biography

Graciella Watanabe, Universidade Federal do ABC

Professora Adjunta do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC. Doutora em Ensino de Ciências - Modalidade Física pelo Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Mestra em Educação pelo Instituto de Educação na Universidade de Lisboa. Possui graduação em Licenciatura em Física (2009) e mestrado em Ensino de Ciências - Modalidade Física pela USP. Desenvolve pesquisas sobre desigualdade educacional , divulgação científica e estuda a teoria sociológica de Pierre Bourdieu com ênfase nos estudos da ciência desse autor. 

References

ALTHUSSER, L. Sobre a reprodução. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. 294 p.

ANGOTTI, J. A. P.; AUTH, M. A. Ciência e Tecnologia: implicações sociais e o papel da educação. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 1, p. 15-27, 2001.

BOURDIEU, P. Sobre o Estado: Cursos no Collège de France (1989-92). São Paulo: Companhia das Letras, 2014. 573 p.

BOURDIEU, P. Uma utopia racional: contra o fatalismo econômico. In: HOBSBAWN, E. (Org.) Pierre Bourdieu: sociologia crítica e história social. São Paulo: Terra sem Amos, 2020. cap. 2. p. 25-37.

BUNGE, M. Sociología de la Ciencia. Buenos Aires: Sudamericana, 1993. 171 p.

CASSAB, M. A Democracia como balizadora do Ensino das Ciências na Escola: Como discutir este desafio?. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 8, n. 2, p. 1-17, 2008.

COLAS, D. Places de Max Weber et Gaston Bachelard chez Pierre Bourdieu. Studia Politica: Romanian Political Science Review, Bucareste, v. 5, n. 4, p. 953-970, 2005.

CUNNINGHAM, F. Teorias da democracia. Uma introdução crítica. Porto Alegre: Artmed, 2019. 286 p.

FONSECA, A. B. Ciência, Tecnologia e desigualdade social no Brasil: contribuições da Sociologia do conhecimento para a educação em Ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 6, n. 2, p. 364-377, 2007.

GURGEL, I. Reflexões Político-Curriculares sobre a Importância da História das Ciências no Contexto da Crise da Modernidade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 2, p. 333-350, 2020.

KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino de ciências. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, p. 85-93, 2000.

MICELI, S. Materialismo do simbólico. In: BOURDIEU, P. (Ed.) Sobre o Estado: Cursos no Collège de France (1989-92). São Paulo: Companhia das Letras, 2014. p. 19-26.

MOURA, C. O ensino de ciências e a justiça social – questões para o debate. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 36, n. 1, p. 1-7, 2019.

OSTERMANN, F.; REZENDE, F. BNCC, Reforma do Ensino Médio e BNC Formação: um pacote privatista, utilitarista minimalista que precisa ser revogado. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 3, p. 381-387, 2021.

QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. M. Um toque dos clássicos: Marx | Durkheim | Weber. Belo Horizonte: UFMG, 2017. 157 p.

RANCIÈRE, J. O mestre ignorante. Rio de Janeiro: Autentica, 2007. 143 p.

REZENDE, F. Educação em ciências como campo político: Disputas atuais por projetos curriculares. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 39, n. 2, p. 330-336, 2019.

TILLY, C. Democracia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. 252 p.

Published

2022-04-07

How to Cite

Watanabe, G. . (2022). State, School and Democracy: challenges for science education. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(1), 1–9. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e86480

Most read articles by the same author(s)