Modelo físico e realidade. Importância epistemológica de sua adequação quantitativa. Implicações para a aprendizagem
Resumo
Analisa-se a importância do caráter epistemológico que tem a avaliação dos erros de medição para reforçar o grau de objetividade e precisão alcançados nos “saltos” (impossíveis de justificar com as regras da lógica) entre os fenômenos e conceituações, entre os processos de construção do conhecimento físico e seu correspondente contraste e aplicação à realidade. Insiste-se sobre a conveniência de incorporar à aula a análise crítica das relações entre modelo e realidade, de modo a favorecer a reflexão e a ação vinculadas a este importante aspecto metodológico da construção do saber científico.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >