Modelo físico e realidade. Importância epistemológica de sua adequação quantitativa. Implicações para a aprendizagem

Autores

  • Leonor Cudmani Instituto de Física Facultad de Ciencias Exactas - Argentina
  • J. Salinas de Sandoval Universidad Nacional de Tucumán

Resumo

Analisa-se a importância do caráter epistemológico que tem a avaliação dos erros de medição para reforçar o grau de objetividade e precisão alcançados nos “saltos” (impossíveis de justificar com as regras da lógica) entre os fenômenos e conceituações, entre os processos de construção do conhecimento físico e seu correspondente contraste e aplicação à realidade. Insiste-se sobre a conveniência de incorporar à aula a análise crítica das relações entre modelo e realidade, de modo a favorecer a reflexão e a ação vinculadas a este importante aspecto metodológico da construção do saber científico.

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Publicado

1991-01-01

Como Citar

Cudmani, L., & Sandoval, J. S. de. (1991). Modelo físico e realidade. Importância epistemológica de sua adequação quantitativa. Implicações para a aprendizagem. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 8(3), 193–204. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9237

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