A luz, seus fenômenos e os instrumentos: um estudo iconográfico da óptica (1665-1798)

Autores

  • Breno Arsioli Moura Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e94425

Palavras-chave:

Óptica, Ilustrações, Luz, Instrumentos Ópticos

Resumo

Neste artigo, apresento uma análise de ilustrações de óptica presentes em materiais de grande repercussão publicados entre o final do século 17 e o final do século 18. Meu objetivo é mostrar que a imagética da óptica fundamentada em um viés geométrico, como ainda encontramos nos dias atuais, já estava presente neste período de intensos estudos sobre a luz e de desenvolvimento de instrumentos ópticos como o microscópio e o telescópio. Espera-se que esta análise possa contribuir com novas abordagens da óptica em contextos de ensino.

Biografia do Autor

Breno Arsioli Moura, Universidade Federal do ABC

É licenciado em Física pela Unicamp (2005) e mestre e doutor em Ensino de Ciências pela USP (2008; 2012), com ênfase em História das Ciências. Desde 2013, é Professor Adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC), localizada em Santo André, SP. Atualmente, é um dos editores da Revista Brasileira de História da Ciência e trabalha principalmente com os temas: história da ciência, interface entre história da ciência e ensino, formação de professores.

Referências

ALBUQUERQUE, K. B.; SANTOS, P. J. S.; FERREIRA, G. K. Os três momentos pedagógicos como metodologia para o ensino de óptica no Ensino Médio: o que é necessário para enxergarmos? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 2, p. 461-482, 2015.

BLAY, M. Les Figures de l’Arc-en-ciel. Paris: Belin, 2015.

BURKE, P. Testemunha Ocular: O Uso de Imagens como Evidência Histórica. São Paulo: Editoria Unesp, 2017.

CANTOR, G. N. Optics after Newton: theories of light in Britain and Ireland, 1704-1840. Manchester: Manchester University Press, 1983.

CHAMBERS, E. (Ed.). Cyclopædia. v. 2. London: s. n., 1728.

COHEN, I. B. Album of Science: From Leonardo to Lavoisier, 1450-1800. New York: Charles Scribner’s Sons, 1980.

CROFT, W. J. Under the Microscope: A Brief History of Microscopy. London: World Scientific Publishing, 2006.

DARRIGOL, O. A history of optics from Greek Antiquity to the Nineteenth Century. Oxford: Oxford University Press, 2012.

DESCARTES, R. Discours de la Methode. Paris: Henry le Gras, 1658.

DUNN, R. The Telescope: A Short History. London: National Maritime Museum, 2009.

EUCLIDES. Óptica. Scientiæ Studia, v. 11, n. 4, p. 893-936, 2013.

FORD, B. J. Images of Science: A History of Scientific Illustration. Oxford: Oxford University Press, 1993.

FRANKEL, E. Corpuscular optics and the wave theory of light: the science and politics of a revolution in physics. Social Studies of Science, v. 6, n. 2, p. 141-84, 1976.

GIRCOREANO, J. P.; PACCA, J. L. A. O ensino da óptica na perspectiva de compreender a luz e a visão. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 18, n. 1, p. 26-40, 2001.

GJERSTEN, D. The Newton Handbook. London: Routledge & Kegan Paul, 1986.

GUERLAC, H. Newton on the continent. Ithaca: Cornell University Press, 1981.

HARRIS, J. Lexicon Tehnicum. 5th ed. London: s. n., 1736.

HETHERINGTON, N. S. Telescope. In: HEILBRON, J. L. (Ed.). The Oxford Guide to the History of Physics and Astronomy. Oxford: Oxford University Press, 2005. p. 320-321.

HOOKE, R. Micrographia. London: Royal Society, 1665.

HOOKE, R. Micrographia. Mineola: Dover, 2003.

KAFKER, F. A.; PINAULT-SØRENSEN, M. Notices sur les collaborateurs du recueil de planches de l’Encyclopédie. Recherches sur Diderot et sur l’Encyclopédie, n. 18-19, p. 200-230, 1995.

KING, H. C. The History of the Telescope. New York: Dover Publications, 1979.

KNIGHT, D. Illustrating chemistry. In: BAIGRIE, B. S. (Ed.). Picturing Knowledge: Historical and Philosophical Problems Concerning the Use of Art in Science. Toronto: University of Toronto Press, 1996.

KUSUKAWA, S. Illustrating nature. In: FRASCA-SPADA, M.; JARDINE, N. (Eds). Books and the Sciences in History. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. p. 90-113.

LEFÈVRE, W. The optical camera obscura I: a short exposition. In: LEFÈVRE, W. (Ed.). Inside the Camera Obscura: Optics and Art under the Spell of the Projected Image. Munich: Max Planck Institute for the History of Science, 2007. p. 5-11.

MANNONI, L. The Great Art of Light and Shadow: Archaeology of the Cinema. Transl. by Richard Crangle. Exeter: University of Exeter Press, 2000.

MARTIN, B. A New and Compendious System of Optics. London: James Hodges, 1740.

MARTIN, B. A Course of Lectures in Natural and Experimental Philosophy. Reading: s. n., 1743.

MARTIN, B. The Philosophical Grammar. 5th ed. London: John Noon, 1755.

MARTIN, B. Optical Essays. London: Printed for the Author, 1765?

MARTINS, R. A.; SILVA, C. C. As pesquisas de Newton sobre a luz: uma visão histórica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 4, 4202, 2015.

MILBURN, J. Benjamin Martin: Author, Instrument-Maker, and ‘Country Showman’. Leyden: Noordhoff International Publishing, 1976.

MOURA, B. A.; SILVA, C. C. Forças entre luz e matéria: modelos mecânicos da óptica corpuscular no início do século XVIII. In: MARTINS, R. A.; LEWOWICZ, L.; FERREIRA, J. M. H.; SILVA, C. C.; MARTINS, L. A’ C. P. (Eds.). Filosofia e história da ciência no cone sul – seleção de trabalhos do 6º encontro. Campinas: Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, 2010.

MOURA, B. A. As “Observações sobre luz e cores” (1756) de Thomas Melvill (1726-1753): tradução comentada. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 1, p. 699-741, 2021.

NEWTON, I. Opticks. London: Sam Smith and Benjamin Walford, 1704.

PANOFSKY, E. Significado nas Artes Visuais. São Paulo: Perspectiva, 2017.

PEMBERTON, H. A View of Sir Isaac Newton’s Philosophy. London: S. Palmer, 1738.

PORTERFIELD, W. A treatise on the eye. v. 2. Edinburgh: [s.n.], 1759.

PRIESTLEY, J. The history and present state of discoveries relating to vision, light and colours. v. 1. London: [s.n.], 1772.

RODRIGUES NETO, G. Euclides e a geometria do raio visual. Scientiæ Studia, v. 11, n. 4, p. 873-892, 2013.

ROSE, G. Visual Methodologies: An Introduction to the Interpretation of Visual Materials. London: Sage Publications, 2001.

SABRA, A. I. Theories of light from Descartes to Newton. London: Oldbourne, 1967.

SAVÉRIEN, A. Dictionnaire Universel de Mathématique et de Physique. t. 1. Paris: Jacques Rollin & Charles-Antoine Jombert, 1753.

’sGRAVESANDE, W. J. Mathematical Elements of Natural Philosophy. v. 1. Transl. by J. T. Desaguliers. London: J. Seney & W. Taylor, 1721.

’sGRAVESANDE, W. J. Mathematical Elements of Natural Philosophy. 6th ed. v. 2. Trans. by J. T. Desaguliers. London: W. Innys, T. Longman and T. Shewell, 1747.

SILVA, C. C. A teoria das cores de Newton: um estudo crítico do Livro I do Opticks. 1996. Dissertação (mestrado) – Instituto de Física “Gleb Wataghin”, Universidade Estadual de Campinas.

SILVA, C. C.; MARTINS, R. A. A “Nova teoria sobre luz e cores” de Isaac Newton: uma tradução comentada. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 18, n. 4, p. 313-27, 1996.

SILVA, C. C.; MARTINS, R. A. O papel do experimento na óptica de Newton. In: ALFONSO-GOLDFARB, A. M.; BELTRAN, M. H. R. O Saber Fazer e seus Muitos Saberes: Experimentos, Experiências e Experimentações. São Paulo: Editora Livraria da Física; EDUC; FAPESP, 2006.

TOPPER, D. Newton on the number of colours in the spectrum. Studies in History and Philosophy of Science – Part A, v. 21, n. 2, p. 269-279, 1990.

TOPPER, D. Towards an epistemology of scientific illustration. In: BAIGRIE, B. S. (Ed.). Picturing Knowledge: Historical and Philosophical Problems Concerning the Use of Art in Science. Toronto: University of Toronto Press, 1996.

VERMEIR, K. The magic of the magic lantern: on analogical demonstration and the visualization of the invisible. British Journal for the History of Science, v. 38, n. 2, p. 127-159, 2005.

VOLTAIRE. Elémens de la Philosophie de Neuton. Amsterdam: Etienne Ledet & Compagnie, 1738.

VOLTAIRE. Elementos da Filosofia de Newton. 2. ed. Campinas: Editora Unicamp, 2015.

WENCZEL, N. The optical camera obscura II: images and texts. In: LEFÈVRE, W. (Ed.). Inside the Camera Obscura: Optics and Art under the Spell of the Projected Image. Munich: Max Planck Institute for the History of Science, 2007. p. 13-30.

YOUNG, H. Física IV: Óptica e Física Moderna. Tradução: Cláudia Martins. São Paulo: Addison Wesley, 2009.

ZAJONC, A. Catching the Light: The Entwined History of Light and Mind. Oxford: Oxford University Press, 1995.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

Moura, B. A. (2023). A luz, seus fenômenos e os instrumentos: um estudo iconográfico da óptica (1665-1798). Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 40(3), 610–669. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e94425

Edição

Seção

História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Ensino de Ciências/Física