PROPOSAL OF ACTIVITY FOR APPROACH TO CONCEPT TEACHING IN THE MIDDLE OF ENTROPY

Authors

  • Marco Aurélio Alvarenga Monteiro ITA - São Paulo
  • Isabel Cristina de Castro Monteiro UNESP/Guaratinguetá - SP
  • Alberto Gaspar UNESP/Guaratinguetá-SP
  • Jóse Silvério Edmundo Germano ITA-SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2009v26n2p367

Abstract

To teach concepts of Thermodynamics for students of high school, primarily those relating to the Second Law, is not trivial task, in view of the rare activities proposed to approach these concepts in the classroom. The aim of this article is to offer a proposal for construction activity from simple, inexpensive and easy to use in the classroom so that it can be used by teachers of Physical of the high school aiming teach concepts relating to the Second Law of Thermodynamics.

Author Biographies

Marco Aurélio Alvarenga Monteiro, ITA - São Paulo

Graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) , mestrado em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) , doutorado em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e curso-tecnico-profissionalizante pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Isabel Cristina de Castro Monteiro, UNESP/Guaratinguetá - SP

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente é professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Vigotski, teoria sócio-cultural, atividades de demonstração e divulgação científica.

Alberto Gaspar, UNESP/Guaratinguetá-SP

possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1966) , mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1993) . Atualmente é Professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Física, Teoria sócio-histórica de Vigotski.

Jóse Silvério Edmundo Germano, ITA-SP

possui graduação em Fisica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1985) e doutorado em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1992). Atualmente é professor adjunto do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Processos de Colisão e Interações de Átomos e Moléculas. Atualmente, atua fortemente no desenvolvimento de projetos ligados ao ensino de Fïsica pela WEB.

Published

2009-08-24

How to Cite

Monteiro, M. A. A., Monteiro, I. C. de C., Gaspar, A., & Germano, J. S. E. (2009). PROPOSAL OF ACTIVITY FOR APPROACH TO CONCEPT TEACHING IN THE MIDDLE OF ENTROPY. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 26(2), 367–378. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2009v26n2p367

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2