PROPUESTA DE ENFOQUE DE LA ACTIVIDAD EL CONCEPTO EN Entropía

Autores/as

  • Marco Aurélio Alvarenga Monteiro ITA - São Paulo
  • Isabel Cristina de Castro Monteiro UNESP/Guaratinguetá - SP
  • Alberto Gaspar UNESP/Guaratinguetá-SP
  • Jóse Silvério Edmundo Germano ITA-SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2009v26n2p367

Resumen

La enseñanza de conceptos de la termodinámica para los estudiantes de escuela secundaria, en especial las relativas a la Segunda Ley no es tarea trivial, en vista de las escasas actividades propuestas para hacer frente a estos conceptos en el aula. El objetivo de este artículo es ofrecer una propuesta de una simple actividad de la construcción, bajo costo y fácil de usar en el aula para ser utilizado por los profesores de Física de la Escuela Secundaria para enseñar conceptos relacionados con la Segunda Ley de la Termodinámica.

Biografía del autor/a

Marco Aurélio Alvarenga Monteiro, ITA - São Paulo

Graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) , mestrado em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) , doutorado em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e curso-tecnico-profissionalizante pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Isabel Cristina de Castro Monteiro, UNESP/Guaratinguetá - SP

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente é professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Vigotski, teoria sócio-cultural, atividades de demonstração e divulgação científica.

Alberto Gaspar, UNESP/Guaratinguetá-SP

possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1966) , mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1993) . Atualmente é Professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Física, Teoria sócio-histórica de Vigotski.

Jóse Silvério Edmundo Germano, ITA-SP

possui graduação em Fisica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1985) e doutorado em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1992). Atualmente é professor adjunto do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Processos de Colisão e Interações de Átomos e Moléculas. Atualmente, atua fortemente no desenvolvimento de projetos ligados ao ensino de Fïsica pela WEB.

Publicado

2009-08-24

Cómo citar

Monteiro, M. A. A., Monteiro, I. C. de C., Gaspar, A., & Germano, J. S. E. (2009). PROPUESTA DE ENFOQUE DE LA ACTIVIDAD EL CONCEPTO EN Entropía. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 26(2), 367–378. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2009v26n2p367

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2