"Is it only for seeing or can I touch it?" Hands-on approach in an Acoustics room and visitor feedback

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p660

Abstract

In this paper we present a reflection upon the hands-on approach in a set of acoustics experiments built for a thematic room in a university scientific show. We discuss the intentions behind the experiment under the influence of one of the pioneers hands-on museum and how this approach demands from the explainer a particular attitude towards the audience. We also bring empirical data from the audience feedback on the experiments.

Author Biographies

Ernani Vassoler Rodrigues, Doutorando da Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo

Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (ingresso 2017). Mestre em Ensino de Física pela UFES (2016) e licenciado pela UFRJ (2012). Músico e produtor musical, trabalhando com soluções em áudio e mídias auditivas. Intersecciona esses dois domínios na pesquisa acerca de ensino e aprendizagem de conceitos de Física com interesse particular em Acústica. Tem interesse por fotografia, cinema stop-motion, física da luz e das cores, ensino não-formal e,na pesquisa,por construção de conceitos científicos no cotidiano, ciências das redes (semânticas e sociais) e ecologia conceitual.

Henrique Rodrigues Teles, Graduating Physics Student, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduando em Física, Bacharelado, da Universidade Federal do Espírito Santo.

Giuseppi Gava Camiletti, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Física (1998), mestrado em Física na área de Pesquisa em Ensino de Física (2001) e doutorado em Física na área de Física Atômica e Molecular (2009), todos pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Atualmente é professor Adjunto IV no Departamento de Física, professor permanente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFES. Atua na formação inicial e continuada de professores de Física com ênfase na utilização de experimentos e tecnologias da informação e comunicação e no desenvolvimento de atividades de divulgação científica em espaços não formais de educação.

Published

2018-09-14

How to Cite

Rodrigues, E. V., Teles, H. R., & Camiletti, G. G. (2018). "Is it only for seeing or can I touch it?" Hands-on approach in an Acoustics room and visitor feedback. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 35(2), 660–677. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p660

Issue

Section

Espaços não formais no ensino de Física