Experiment as a Stabilized Network: associations, negotiations and some implications for science education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e65907

Abstract

This article aims to discuss a traditional theme in science education research: experimental activities. The recurring use of rationalist epistemologies is questioned, which privilege a hierarchical relationship between theory and experiment and forget that experimentation is an activity related to the intervention and manipulation of specific and artificially constructed realities. An approach is advocated here that focuses on the emerging controversies in dealing with the concrete and the different negotiations imposed by the process of creating and stabilizing experimental phenomena. Using the concepts of the Actor-Network Theory, this position is discussed based on the qualitative analysis of a case study: the construction of an experimental didactic apparatus by a Physics graduate, with the purpose of composing his Conclusion Work of Course. The analyzed data were obtained from written records made by the licensee himself, photographs of the construction of the experimental apparatus and by a structured interview conducted with him at the end of the entire process. The analysis highlighted the controversial situations caused by the construction process that the experimental apparatus and the negotiations carried out, showing that this process also consists of the creation and stabilization of phenomena and actors, whose identities are always (re) defined contingently. Thus, it is evident that, both in science and in science teaching, creating and maintaining a stable phenomenon is making it even more social and collective. Finally, some important implications for science education are discussed.

Author Biographies

Thiago Vasconcelos Ribeiro, Colégio Estadual Colemar Natal e Silva, Goiânia, GO

Licenciado em Física (2011), mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2015) e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática também pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professor efetivo P III da rede pública do Governo do Estado de Goiás, lecionando a disciplina de Física para o Ensino Médio no Colégio Estadual Colemar Natal e Silva e professor das disciplinas de Física básica dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção da Faculdade FacUnicamps. É membro do Grupo de Pesquisa Formação Crítica de Pesquisadores, Professores e Alunos no Ensino da Tecnociência e a Sociologia da Tecnociência desde de 2010. Tem experiência na área de Educação em Ciências, com ênfase em Ensino de Física, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), Campo Brasileiro de Pesquisa em Educação CTS, a sociologia de Pierre Bourdieu nas pesquisas em Educação em Ciências; Sociologia da Tecnociência e a Sociologia da Tecnociência no Ensino de Ciências e controvérsias tecnocientíficas.

Cláudio Morais Silvano, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO

Estudante de Bacharelado em Física no Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás. Licenciado em Física (2019) também pelo Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás. Em 2002, concluiu com êxito, o curso de Eletrônica Básica oferecido pelo Centro Federal de Educação Tecnológico de Goiás, CEFET-GO. Antes disso, em 1995, concluiu o curso de Eletrônica, Rádio e TV, oferecido pelo Instituto Monitor-SP. Atuou profissionalmente, por vários anos, como Técnico de Reparos Eletrônicos e Instalações elétricas. Desde 2013, tem concentrado seus esforços aos estudos, aproveitando uma oportunidade que surgiu após sofrer um grave acidente, que o deixara com sequelas irreversíveis.

Aliny Tinoco Santos, Colégio Estadual João Barbosa Reis, Aparecida de Goiânia, GO

Licenciada em Física pela Universidade Federal de Goiás (2014), mestra em Educação em Ciências e Matemática também pela Universidade Federal de Goiás (2020). Atualmente, é professora sob regime de contrato temporário da Rede Estadual de Goiás desde 2014 e professora substituta no Instituto Federal de Goiás IFG, Campus Goiânia, desde 2019. É membro do Grupo de Pesquisa Formação Crítica de Pesquisadores, Professores e Alunos no Ensino da Tecnociência e a Sociologia da Tecnociência desde 2013. Foi professora formadora do PIBID/IF/UFG de 2015 a 2017. Tem experiência na área de Educação em Ciências, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente na Formação de Professores, realizando pesquisas que buscam caracterizar a influência do campo educacional brasileiro na formação inicial e continuada de professores, utilizando o aporte teórico de Pierre Bourdieu.

Luiz Gonzaga Roversi Genovese, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO

Graduado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro (Unesp), em 1998. Doutorado e Mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Bauru), obtidos nos anos de 2008 e 2002, respectivamente. Atuou como Professor Efetivo da Educação Básica II (Física e Química – Secretaria de Estado da Educação de São Paulo) entre os anos de 1998 e 2009. Atualmente é Professor Associado do Instituto de Física da UFG e do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Matemática da UFG. Tem experiência na área de Educação em Ciências, com ênfase em Sociologia da Ciência, da Tecnologia e da Tecnociência e Formação de Professores pertencentes à interseção do Campo Escolar e do Campo Universitário, o Grande Grupo de Pesquisa-Física.

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Published

2021-03-25

How to Cite

Ribeiro, T. V., Silvano, C. M., Santos, A. T., & Genovese, L. G. R. (2021). Experiment as a Stabilized Network: associations, negotiations and some implications for science education. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 38(1), 108–138. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e65907

Issue

Section

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física