A proposal for gamification of the evaluation process in electricity and magnetism teaching in a initial teacher education course

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e71907

Abstract

The present work presents an experience of combining a passive and an active methodology – gamification – applied to the evaluation process of a Physics discipline in a Chemistry Degree Teacher Education course. Students were divided into four teams and carried out individual activities (frequencies, punctuality, participation in classes etc.), and collective activities (team seminars, solving exercises list, experimental activities) and competitive activities (team challenges), which comprised the evaluation process to be culminated in the written test. These activities were rewarded with game coins called teslas, which were used in the market, a gamification environment where it would be possible to purchase items capable of altering the value structure of the test, allowing the student to choose a particular and personalized strategy to resolve his evaluation accordingly with its development in the discipline. Data collection was conducted using an open questionnaire to identify, investigate and analyze the positive and negative points highlighted by the students. As a result, an increase in the engagement and motivation of the students was identified, which showed an increase in interest in classes and in the commitment to the discipline, in addition to, as future teachers, recognizing gamification as an innovative strategy, but equally laborious, as it requires adequate planning.

Author Biographies

Vinicius Munhoz Fraga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Caxias, RJ

Professor/pesquisador, Doutorando em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Mestre em Ensino de Ciências, diplomado pelo IFRJ (2012), Licenciado em Física também pelo IFRJ (2008) e Pós-Graduação Latu Sensu em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, certificado pela Universidade Federal Fluminense/ Universidade Aberta do Brasil (2010). Leciona como professor EBTT no IFRJ – Campus de Caxias, nas disciplinas de Física Básica e Eletrotécnica. Trabalhou na Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC / RJ), lotado na unidade de ensino C. E. Francisco Assumpção e ainda na unidade de ensino Instituto Olavo Bilac, pertencente à rede privada. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Ensino de Física, Ensino Hibrido, Metodologias Ativas, Gamificação, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs. 

Maria Cristina do Amaral Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, RJ

Doutora (2013) em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Nutes, UFRJ. Graduação em Ciências Biológicas na Universidade Santa Úrsula, USU, com especialização em ensino de Biologia pela Universidade Federal Fluminense, UFF. Pós-Doc (2018/2019) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, atua nos cursos de Doutorado e Mestrado Profissional, e, Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e na Licenciatura em Física do IFRJ, Nilópolis. Com a experiência na área de Ensino de Ciências, tem a pesquisa voltada para os seguintes temas: formação de professores, discussão do livro didático, experimentação no ensino, com foco nas questões da linguagem. 

Marcus Vinicius Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

lattes.cnpq.br/7374980263691850

Possui Licenciatura em Física (1999) e Pós-Graduação Lato-Sensu em Ensino de Física (2000) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (2007) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) e Doutorado em Educação em Ciências e Saúde (2013) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fez estágio de pós-doutorado (2017-2018) na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). "Jovem Cientista do Nosso Estado" da FAPERJ (2015-2018 e 2018-2021). Integrou a Comissão de Ensino (2015-2017) da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Coordena o Laboratório de Pesquisa em Tecnologia, Educação e Cultura (LABTEC) do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), onde é servidor público federal e atua como professor e pesquisador desde 2006, lecionando Física em cursos de nível médio-técnico, e disciplinas nos cursos de Especialização em Ensino de Ciências e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) – mestrado e doutorado profissional. É também docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS) – mestrado e doutorado acadêmico do Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ), onde integra o Laboratório de Vídeo Educativo (LVE). Além disso, já atuou na gestão como Coordenador de Pesquisa e Inovação do Campus Rio de Janeiro e na Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, como Coordenador do Curso de Especialização em Ensino de Ciências, e como Diretor de Ensino do Campus Rio de Janeiro do IFRJ. De 1999 a 2007 foi Professor Docente I da Secretaria do Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ). Lidera o Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Educação & Cultura (GPTEC – www.gptec.org), e atua no Grupo de Estudos de Recepção Audiovisual em Educação em Ciências e Saúde (GERAES – www.nutes.ufrj.br/geraes/). Seus interesses de pesquisa têm se concentrado em investigar a produção e a recepção audiovisual, o papel de atividades prático-experimentais, das tecnologias e metodologias ativas em contextos educativos do ensino de ciências, além do papel da formação em pós-graduação em ensino, em particular a modalidade profissional de mestrado e doutorado em ensino e os produtos educacionais desenvolvidos. 


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Published

2021-03-25

How to Cite

Fraga, V. M., Moreira, M. C. do A., & Pereira, M. V. (2021). A proposal for gamification of the evaluation process in electricity and magnetism teaching in a initial teacher education course. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 38(1), 174–192. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e71907

Issue

Section

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física

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