Scientific Olympics: analysis of projects supported by CNPq public calls (2005-2015)

Authors

  • Willian Vieira de Abreu Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-6685-2754
  • Jessica Norberto Rocha Fundação Cecierj Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde Fiocruz Rede Musa, Red de Museos y Centros de Ciencia https://orcid.org/0000-0002-9754-3874
  • Luisa Massarani Fundação Oswaldo Cruz Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde Fiocruz Rede Musa, Red de Museos y Centros de Ciencia Iberoamericanos http://orcid.org/0000-0002-5710-7242
  • Mariana Vieira da Rocha Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia https://orcid.org/0000-0001-7607-8208

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e80531

Abstract

In this study, we aimed to map the Olympics proposals submitted to the CNPq’s public calls for grants for 11 consecutive years (from 2005 to 2015) and to analyze their projects to identify elements that make up this action to encourage scientific dissemination in Brazil. Out of the 229 submitted projects, 96 were approved and financed for developing 21 Olympics in various areas of knowledge, the majority being for the exact and earth sciences. Associations and scientific societies stand out in their coordination, primarily concentrated in the Southeast region and represented by men. Arousing interest in the Olympics' theme is the most common objective of the projects. In contrast, the terms "science communication" and "popularization of science" are rarely spelt out as part of these objectives.

Author Biographies

Willian Vieira de Abreu, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pesquisador de pós-doutorado e Doutor em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Ciência e Tecnologia Nucleares pelo Instituto de Engenharia Nuclear (IEN-CNEN) e Físico pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisador da COPPE/UFRJ, do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, do Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis e da Musa Iberoamericana: red de museos y centros de ciencia/Cyted. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Física, Sociedade Astronômica Brasileira e Associação Brasileira de Planetários .

Jessica Norberto Rocha, Fundação Cecierj Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde Fiocruz Rede Musa, Red de Museos y Centros de Ciencia

Doutora em Educação, Universidade de São Paulo (USP), Divulgadora Científica da Fundação Centro de Ciências e de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj). Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ, coordenadora do Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis, pesquisadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia e da Musa Iberoamericana: red de museos y centros de ciencia/Cyted. Professora dos cursos de Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde e de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência da Fiocruz e de Especialização em Ensino de Ciências: ênfase em Biologia e Química do IFRJ/Maracanã.

Luisa Massarani, Fundação Oswaldo Cruz Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde Fiocruz Rede Musa, Red de Museos y Centros de Ciencia Iberoamericanos

Doutorado na Área de Gestão, Educação e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordena o Instituto Nacional de Comunicação Pública em Ciência e Tecnologia, sediado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz e Musa Iberoamericana: red de museos y centros de ciencia/Cyted. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq 1B e Cientista do Nosso Estado da Faperj.

Mariana Vieira da Rocha, Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002) e cursando Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina. Atualmente, atua como Gestora Pública Municipal do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Esteve como bolsista/ pesquisadora do tema Olimpíadas e Feiras de Ciências, no INCT Comunicação Pública da Ciência (FIOCRUZ). Atuou como Assessora de Comunicação na iniciativa pública e privada, em diferentes setores da Administração Pública. Durante nove anos foi assessora no Programa Estadual de Popularização da Ciência e Coordenadora da equipe de Inovação Aplicada no Programa Polos de Inovação, ambos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais. Esteve envolvida em ações para a criação de prêmios, exposições, editais e iniciativas para a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no estado.

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Published

2022-04-07

How to Cite

Vieira de Abreu, W., Norberto Rocha, J., Massarani, L., & Vieira da Rocha, M. (2022). Scientific Olympics: analysis of projects supported by CNPq public calls (2005-2015). Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(1), 59–82. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e80531

Issue

Section

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física

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