Didática da Física: uma análise de seus elementos de natureza epistemológica, cognitiva e metodológica

Autores

  • João Batista da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) http://orcid.org/0000-0003-3556-9881
  • Gilvandenys Leite Sales Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) http://orcid.org/0000-0002-6060-2535
  • Francisco Regis Vieira Alves Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Limoeiro do Norte, CE

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n1p20

Resumo

A demarcação, constituição e a definição de um campo de pesquisa específico, direcionado e dedicado ao estudo sistemático dos fenômenos oriundos das interações entre professor – estudantes – conhecimento sobre a Física, indubitavelmente, reflete um processo de definição, substituição e evolução de uma perspectiva de formação do professor de Física. Dessa forma, o presente trabalho assinala alguns elementos que podem ser agrupados em três campos ou dimensões, a saber: epistêmico, cognitivo e metodológico. Consequentemente, a presente discussão, apropriação e o entendimento das contribuições dessas três dimensões poderá concorrer para o aperfeiçoamento da atuação e da inserção do professor, na medida em que detém o potencial de balizar/conduzir sua transposição didática, segundo os elementos constitutivos da Didática da Física – DF.

Biografia do Autor

João Batista da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Gilvandenys Leite Sales, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Professor Titular de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Francisco Regis Vieira Alves, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Limoeiro do Norte, CE

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1998), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Doutorado com ênfase no ensino de Matemática (UFC, 2011) e pós-doutoramento em andamento pela Universidade Trás-os Montes e Alto Douro (Portugal). Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará / CE – 40h/a com DE, do curso de Licenciatura em Matemática.

Downloads

Publicado

2018-04-25

Como Citar

Silva, J. B. da, Sales, G. L., & Alves, F. R. V. (2018). Didática da Física: uma análise de seus elementos de natureza epistemológica, cognitiva e metodológica. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 35(1), 20–41. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n1p20

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)