Física, Cultura e Ensino de Ciências

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e97111

Palabras clave:

Ensino de Ciências/Física, Física como Cultura, Professor João Zanetic, História e Filosofia da Ciência

Resumen

O livro,  lançado 30 anos após a tese “Física também é Cultura” do professor João Zanetic, reafirma a necessidade de integrarmos a Física com o mundo dos estudantes, com a arte, literatura, história e filosofia da ciência, visando a construção de um ensino de Física que seja parte da cultura e promova, por meio do diálogo e da problematização, a apropriação crítica dos conhecimentos de modo que efetivamente se incorpore no universo de representações e transformações sociais dos sujeitos. Organizado por André Ferrer Pinto Martins, o livro é composto por 13 capítulos escritos por pesquisadores/as e educadores/as de diferentes lugares do Brasil, que atuam em diferentes modalidades de ensino, mas, comungam de algum tipo de experiência ou vivência com o professor Zanetic, e, sobretudo, compartilham da crença que a “educação é um ato político”. O último capítulo, escrito pelo professor Zanetic, assim como os demais, nos orienta a refletirmos que os temas apresentados na tese são tão atuais como no final da década de 80. E que a luta é ininterrupta para que o ensino de Física se torne instrumento de compreensão e intervenção social.

Biografía del autor/a

Graciely Rocha Braga, Universidade Federal do Sul da Bahia

Graduada em Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestra em Ensino pelo PPGEN / UESB, com ênfase no Ensino de Ciências Experimentais, Naturais e Matemática. Doutoranda em Ensino pela RENOEN/UESB, com ênfase em Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática. Professora Assistente da área de Física da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Paulo Freire. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão na área de ensino de Ciências e Física atuando com as temáticas: Ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos, Teoria da Flexibilidade Cognitiva, Três Momentos Pedagógicos, Educação Dialógico-Problematizadora, e com recursos didáticos, tais como: tecnologias digitais de informação e comunicação, aparelhos tecnológicos, aparatos experimentais e demonstrativos de baixo custo e tecnologia do Arduino aplicada ao ensino de Física. Pesquisadora no grupo de pesquisas Laboratório de Estudos e Pesquisas Pró Docência em Física (LEPDFis). Atuou como professora de Física e Química na Educação de Jovens e Adultos da rede pública de ensino, professora de Ciências, Física e Química na rede particular de ensino e professora das disciplinas de Estágio Supervisionado, Práticas em Ensino de Física e História da Física no curso de Física da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Citas

MARTINS, A. F. P. (org.). Física, Cultura e Ensino de Ciências. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2019. 351 p.

Publicado

2024-08-01

Cómo citar

Braga, G. R. (2024). Física, Cultura e Ensino de Ciências. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 41(1), 258–262. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e97111