As fontes de energia e algumas inter-relações CTS concebidas por licenciandos da área de Ciências Naturais

Autores

  • Tiago Clarimundo Ramos Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde
  • Marcos Fernandes Sobrinho Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p746

Resumo

A ficção do crescimento ilimitado em um planeta finito tem se mostrado insustentável. Nesse sentido, torna-se relevante que sejam acordadas ações conjuntas de controle mais efetivo das atividades econômicas, especialmente para evitar degradação ainda maior da biosfera. É diante dessa problemática e à luz de aportes da educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) que, neste estudo, dispõe-se a responder como licenciandos da área de Ciências Naturais concebem a questão da exploração de diferentes fontes na matriz energética. Em consonância com esse questionamento, objetiva-se analisar os conhecimentos sobre fontes de energia, bem como as inter-relações CTS concebidas por um grupo de 16 sujeitos participantes da pesquisa. Além de identificar certo desconhecimento por parte dos licenciandos em relação à participação das fontes de energia em diferentes matrizes (nacionais e mundiais), com necessidade de esclarecimentos a respeito de determinados fenômenos básicos (como chuva ácida), constatou-se um predomínio de concepções de inter-relações CTS que endossam os mitos da superioridade do modelo de decisões tecnocráticas, da perspectiva salvacionista/redentora atribuída à Ciência e Tecnologia, do determinismo tecnológico e do crescimento econômico ilimitado. Espera-se que este estudo sirva para despertar educadores, sobretudo da área de Ciências Naturais, a fim de minimizarem essas lacunas na formação de professores.

Biografia do Autor

Tiago Clarimundo Ramos, Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela UnB, com Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Puc Minas e Graduação em Física pelo Unifor-MG. É professor da área de Física no IF Goiano, Campus Rio Verde, e tem experiência na coordenação de projetos vinculados ao Pibic, Pibid e RP - Capes. Atua na pesquisa em Ensino de Ciências, com interesse pelo Ensino de Física e Química, Educação Científica para Cidadania, Educação CTS e Formação de Professores.

Marcos Fernandes Sobrinho, Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí

Doutor em Educação em Ciências e Matemática, e Mestre em Ensino de Ciências, na modalidade Ensino de Física, pela Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e bacharelado em Administração pela Faculdade de Administração de Brasília (FAAB). É professor D-IV (Associado I) do quadro de pessoal permanente na área de Física do Instituto Federal Goiano, Campus Urutaí, além de atuar como orientador de mestrado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional Tecnológica, e também como Coordenador de Curso. Interessa-se por temas de pesquisa como: educação CTS e discussões de questões sociocientíficas; argumentação no ensino de ciências; educação científica para cidadania; livros didáticos; formação e prática docente; contextos formais, informais e não-formais de educação; e avaliação em larga escala.

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Publicado

2018-12-18

Como Citar

Ramos, T. C., & Fernandes Sobrinho, M. (2018). As fontes de energia e algumas inter-relações CTS concebidas por licenciandos da área de Ciências Naturais. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 35(3), 746–765. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p746

Edição

Seção

Pesquisa em Ensino de Física