A inclusão da criança de seis anos no ensino fundamental: reflexões e indagações
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2011v8n1p11Resumo
Este artigo apresenta reflexões iniciais decorrentes de projeto de pesquisa em andamento e tem como objetivo compreender como vem sendo implementada a inclusão da criança de seis anos no ensino fundamental em um município do sul do Brasil diante da demanda da legislação vigente (LDB - Lei nº 9394/1996 e leis complementares: Lei nº 11.114 de 2005 e 11.274 de 2006). Decidiu-se por desenvolver estudo dos documentos destinados à orientação e legalização da inclusão das crianças de seis anos no ensino fundamental; entrevistar o responsável técnico-pedagógico da Secretaria de Educação do Município; assistir aulas e entrevistar professoras consideradas pela Secretaria como tendo experiências bem sucedidas e acompanhar a formação oferecida pela rede de ensino. Pretende-se que essa investigação possibilite um diálogo que permita a ambas as partes – pesquisadora e rede de ensino – ampliar a reflexão sobre infância, alfabetização, processos de escolarização e formação continuada.
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