Práticas de linguagem na universidade: um relato de experiência de estudantes-docentes do PIAPE e do DLLV Comunidade da UFSC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2024.e98178

Palavras-chave:

Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE), DLLV Comunidade, Linguística Aplicada (LA), Gêneros do discurso na esfera acadêmica

Resumo

Este artigo destina-se a expor: tanto um relato de experiência das duas autoras deste presente texto na condição de tutoras de Leitura e Produção Textual, do Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE), ao longo dos anos de 2022 e 2023, e de professoras-ministrantes de cursos no DLLV Comunidade – Programa de Cursos Extracurriculares (Norma Padrão Escrita; e Leitura e Produção Textual); quanto de suas práticas didático-pedagógicas realizadas nesses programas, a partir da abordagem dialógica e sociocognitivista, com movimentos em multiplicidades de uma LA in/inter/transdisciplinar e transgressiva (Moita Lopes, 2006; 2022) . Seguindo os quatro eixos – escrita, leitura, gramática e oralidade – associados ao trabalho entrelaçado aos gêneros textuais-discursivos da esfera acadêmica, neste artigo, as autoras descrevem algumas experiências pedagógicas de ensino mais integrais e reflexivas, que se configuram como contextualizadas, humanizadas (construídas histórica e coletivamente) e acolhedoras.

Biografia do Autor

Bianca Franchini da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob orientação do Prof. Dr. Atilio Butturi Junior, é graduada (bacharel e licenciatura) no Curso de Letras Língua Portuguesa, pela mesma universidade. É integrante do Grupo de Estudos no Campo Discursivo (UFSC | CNPq) e atua como redatora e revisora de textos no Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans | UFSC), inserido no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Já realizou estágio no Colégio Catarinense, auxiliando na revisão de redações tanto dos Ensinos Fundamental e Médio quanto de simulados do Enem e de vestibulares. Desenvolveu uma pesquisa na área de Linguística Aplicada, como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), vinculada a um projeto do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA | UFSC). Já exerceu a atividade, como bolsista, de monitora da disciplina de Morfologia do Português do Curso de Letras Português, no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas (DLLV).

Graziela Hahn, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda (bolsista CNPq) e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membra do Núcleo de Estudos em Discursos e Sociedade e membra da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB). 

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Publicado

2024-07-18

Edição

Seção

Dossiê