Influências do Programa de Educação Tutorial (PET) sobre a vida profissional: um estudo de caso do PET Administração da UFAM
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2020v13n3p119Resumo
Com o intuito de melhorar o ensino superior, o Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado com base na indissociabilidade do tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão. O estudo apresentado teve como objetivo analisar as influências do PET Administração da UFAM na vida profissional de seus alunos egressos, sendo caracterizado como um estudo de caso. Para a estruturação, foi utilizada a abordagem qualitativa e descritiva, com a realização de entrevistas semiestruturadas. Diante dos resultados adquiridos, foi possível concluir que o PET Administração teve impactos positivos não somente na trajetória profissional dos entrevistados, mas também no seu amadurecimento enquanto indivíduos e acadêmicos, pois sendo um programa completo, proporciona experiências diferentes e atribui conhecimentos novos.
Referências
ALENCAR, M. M. T. et al. O Programa de Educação Tutorial na Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. In: VELOSO, R. dos S. et al. (Orgs.). Trajetória da Faculdade de Serviço Social da UERJ: 70 anos de história. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014. Disponível em: http://www.fss.uerj.br/downloads/Colet%C3%A2nea%2070%20ANOS%20FSS/15.pdf. Acesso em: 28 set. 2019.
BALBACHEVSKY, E. O Programa Especial de Treinamento – PET/CAPES – e a Graduação no Ensino Superior Brasileiro. InfoCAPES - Boletim Informativo da CAPES, v. 6, n. 2, p. 7-24, Brasília, abr/jun. 1998.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Senado: Brasília, 1988. Disponível em: https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_18.02.2016/art_207_.asp. Acesso em 20 set 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Apresentação PET. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pet/. Acesso em: 01 abril 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Manual de Orientações Básicas do Programa de Educação Tutorial. Brasília: Dezembro, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=338-manualorientabasicas&category_slug=pet-programa-de-educacao-tutorial&Itemid=30192. Acesso em 28 abril 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. PET: Programa de Educação Tutorial: estratégia para o desenvolvimento da graduação. Brasília: Ministério da Educação, 2008.
CASSIANI, S. H. B.; RICCI, W. Z.; SOUZA, C. R. A experiência do Programa Especial de Treinamento na educação de estudantes de Graduação em Enfermagem. Revista Latino-americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 6, n. 1, p. 45-63, 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v6n1/13922.pdf. Acesso em: 28 set. 2019.
CASSUNDÉ, F. R. de S. A. et al. Participar ou não participar, eis a questão! Um estudo sobre o engajamento dos estudantes de Administração em atividades extracurriculares. Id online Revista de Psicologia, Juazeiro do Norte, v. 9, n. 26, p. 42-56, 2015.
CFA. Conselho Federal de Administração. 50 anos que fizeram história: jubileu de ouro: Sistema CFA/CRAs / Conselho Federal de Administração. – Brasília, DF, 2015. 2ª Edição.
EIJL, P. V. et al. Honors programs as forerunner for 21st century skills? Journal of the European Honors Council, v. 1, n. 2, p. 1-15, Zwolle, jun. 2017.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOODMAN, L. A. Snowball Sampling. The Annals of Mathematical Statistics, Michigan, v. 32, n. 1, p. 148-170, 1961. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/2237615. Acesso em: 01 out. 2019.
LIMA, M. C. O. O Sentido da Educação no Contexto da Sociedade Pós-Moderna. Revista ANGRAD, v. 8, n. 1, p 109-128, 2007.
LISBOA, T. C. A Formação do Administrador no Brasil: Competências e habilidades. Lisboa, Portugal, 2015.
MEIRELES, F. R. S. et al. Uma avaliação dos conhecimentos necessários, adquiridos e utilizados pelos egressos do curso de administração. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, v. 6, n. 3, p. 190-209, set. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2013v6n3p190. Acesso em: 13 maio 2019.
MINAYO, M. C. S. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 5, n. 7, p. 01-12, 2017.
MINAYO, M. C. S. Ciência, Técnica e Arte: O Desafio da Pesquisa Social. In: DESLANDES, S.F. et al. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
MOITA, F. M. G. da S. C.; ANDRADE, F. C. B. de. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 41, p. 269-280, aug. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782009000200006&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 maio 2019.
NICOLINI, A. Qual será o futuro das fábricas de administradores? Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 43, n.2, p.44-54, jun. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902003000200003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 maio 2019.
OLIVEIRA, C. T.; SANTOS, A. S.; DIAS, A. C. G. Percepções de Estudantes Universitários sobre a Realização de Atividades Extracurriculares na Graduação. Revista Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 36, n. 4, p. 864-876, dec. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000400864&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 maio 2019.
PEREIRA, A. K. et al. A importância das atividades extracurriculares universitárias para o alcance dos objetivos profissionais dos alunos de administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, p. 163-194, jun. 2011.
PUHL, M. J. O conhecimento e o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Revista HISTEDBR On-Line, v. 16, n. 69, p. 222-232, fev. 2017.
RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2007.
SILVA, M. R. da; FISCHER, T. Ensino de Administração: um estudo da trajetória curricular de cursos de graduação. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 32., 2008, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: AnPAD, 2008.
SOARES, F. F. et al. Impacto do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia na formação profissional dos seus ex-bolsistas. RPG - Revista de Pós-Graduação, São Paulo, v. 17, n. 3, set. 2010. Disponível em: http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56952010000300003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 2 maio 2019.
SOUZA, D. L. de; FERRUGINI, L.; ZAMBALDE, A. L. Formação do administrador: uma análise sobre o desenvolvimento de competências no ensino superior. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, v. 10, n.1, p. 150-171, jan. 2017.
TOSTA, R. M. et al. Programa de educação tutorial (PET): uma alternativa para a melhoria da graduação. Psicologia para América Latina, México, n. 8, nov. 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870-350X2006000400004&lng=en&nrm=iso. Acesso em 10 maio 2019.
UA. Universidade do Amazonas. Encontros de Grupos PET – Programa Especial de Treinamento. Manaus: Universidade do Amazonas, 1996.
UFAM. Universidade Federal do Amazonas. Grupos PET Promovem Feira. UFAM, Manaus, 2019. Disponível em: https://ufam.edu.br/noticias-bloco-esquerdo/9820-grupos-pet-promovem-feira. Acesso em 30 maio 2019.
VERGARA, S.C. Projetos e relatórios de Pesquisa em Administração. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.
WOLFENSBERGER, M.V.C.; EIJL, P.V.; PILOT, A. Laboratories for Educational Innovation: Honors Programs in the Netherlands. Journal of the National Collegiate Honors Council, v. 13, n. 2, p. 149-170, 2012. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/159430394.pdf. Acesso em: 28 set. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).