Influências do Programa de Educação Tutorial (PET) sobre a vida profissional: um estudo de caso do PET Administração da UFAM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2020v13n3p119

Resumen

Com o intuito de melhorar o ensino superior, o Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado com base na indissociabilidade do tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão. O estudo apresentado teve como objetivo analisar as influências do PET Administração da UFAM na vida profissional de seus alunos egressos, sendo caracterizado como um estudo de caso. Para a estruturação, foi utilizada a abordagem qualitativa e descritiva, com a realização de entrevistas semiestruturadas. Diante dos resultados adquiridos, foi possível concluir que o PET Administração teve impactos positivos não somente na trajetória profissional dos entrevistados, mas também no seu amadurecimento enquanto indivíduos e acadêmicos, pois sendo um programa completo, proporciona experiências diferentes e atribui conhecimentos novos.

Biografía del autor/a

Ana Carolina Cerquinho, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Administração pela Universidade Federal do Amazonas.

Fabiula Meneguete Vides da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Professora Adjunta do departamento do curso de Administração da Universidade Federal do Amazonas. Doutora em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Citas

ALENCAR, M. M. T. et al. O Programa de Educação Tutorial na Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. In: VELOSO, R. dos S. et al. (Orgs.). Trajetória da Faculdade de Serviço Social da UERJ: 70 anos de história. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014. Disponível em: http://www.fss.uerj.br/downloads/Colet%C3%A2nea%2070%20ANOS%20FSS/15.pdf. Acesso em: 28 set. 2019.

BALBACHEVSKY, E. O Programa Especial de Treinamento – PET/CAPES – e a Graduação no Ensino Superior Brasileiro. InfoCAPES - Boletim Informativo da CAPES, v. 6, n. 2, p. 7-24, Brasília, abr/jun. 1998.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Senado: Brasília, 1988. Disponível em: https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_18.02.2016/art_207_.asp. Acesso em 20 set 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Apresentação PET. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pet/. Acesso em: 01 abril 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Manual de Orientações Básicas do Programa de Educação Tutorial. Brasília: Dezembro, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=338-manualorientabasicas&category_slug=pet-programa-de-educacao-tutorial&Itemid=30192. Acesso em 28 abril 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. PET: Programa de Educação Tutorial: estratégia para o desenvolvimento da graduação. Brasília: Ministério da Educação, 2008.

CASSIANI, S. H. B.; RICCI, W. Z.; SOUZA, C. R. A experiência do Programa Especial de Treinamento na educação de estudantes de Graduação em Enfermagem. Revista Latino-americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 6, n. 1, p. 45-63, 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v6n1/13922.pdf. Acesso em: 28 set. 2019.

CASSUNDÉ, F. R. de S. A. et al. Participar ou não participar, eis a questão! Um estudo sobre o engajamento dos estudantes de Administração em atividades extracurriculares. Id online Revista de Psicologia, Juazeiro do Norte, v. 9, n. 26, p. 42-56, 2015.

CFA. Conselho Federal de Administração. 50 anos que fizeram história: jubileu de ouro: Sistema CFA/CRAs / Conselho Federal de Administração. – Brasília, DF, 2015. 2ª Edição.

EIJL, P. V. et al. Honors programs as forerunner for 21st century skills? Journal of the European Honors Council, v. 1, n. 2, p. 1-15, Zwolle, jun. 2017.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOODMAN, L. A. Snowball Sampling. The Annals of Mathematical Statistics, Michigan, v. 32, n. 1, p. 148-170, 1961. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/2237615. Acesso em: 01 out. 2019.

LIMA, M. C. O. O Sentido da Educação no Contexto da Sociedade Pós-Moderna. Revista ANGRAD, v. 8, n. 1, p 109-128, 2007.

LISBOA, T. C. A Formação do Administrador no Brasil: Competências e habilidades. Lisboa, Portugal, 2015.

MEIRELES, F. R. S. et al. Uma avaliação dos conhecimentos necessários, adquiridos e utilizados pelos egressos do curso de administração. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, v. 6, n. 3, p. 190-209, set. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2013v6n3p190. Acesso em: 13 maio 2019.

MINAYO, M. C. S. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 5, n. 7, p. 01-12, 2017.

MINAYO, M. C. S. Ciência, Técnica e Arte: O Desafio da Pesquisa Social. In: DESLANDES, S.F. et al. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

MOITA, F. M. G. da S. C.; ANDRADE, F. C. B. de. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 41, p. 269-280, aug. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782009000200006&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 maio 2019.

NICOLINI, A. Qual será o futuro das fábricas de administradores? Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 43, n.2, p.44-54, jun. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902003000200003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 maio 2019.

OLIVEIRA, C. T.; SANTOS, A. S.; DIAS, A. C. G. Percepções de Estudantes Universitários sobre a Realização de Atividades Extracurriculares na Graduação. Revista Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 36, n. 4, p. 864-876, dec. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000400864&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 maio 2019.

PEREIRA, A. K. et al. A importância das atividades extracurriculares universitárias para o alcance dos objetivos profissionais dos alunos de administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, p. 163-194, jun. 2011.

PUHL, M. J. O conhecimento e o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Revista HISTEDBR On-Line, v. 16, n. 69, p. 222-232, fev. 2017.

RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2007.

SILVA, M. R. da; FISCHER, T. Ensino de Administração: um estudo da trajetória curricular de cursos de graduação. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 32., 2008, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: AnPAD, 2008.

SOARES, F. F. et al. Impacto do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia na formação profissional dos seus ex-bolsistas. RPG - Revista de Pós-Graduação, São Paulo, v. 17, n. 3, set. 2010. Disponível em: http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56952010000300003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 2 maio 2019.

SOUZA, D. L. de; FERRUGINI, L.; ZAMBALDE, A. L. Formação do administrador: uma análise sobre o desenvolvimento de competências no ensino superior. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, v. 10, n.1, p. 150-171, jan. 2017.

TOSTA, R. M. et al. Programa de educação tutorial (PET): uma alternativa para a melhoria da graduação. Psicologia para América Latina, México, n. 8, nov. 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870-350X2006000400004&lng=en&nrm=iso. Acesso em 10 maio 2019.

UA. Universidade do Amazonas. Encontros de Grupos PET – Programa Especial de Treinamento. Manaus: Universidade do Amazonas, 1996.

UFAM. Universidade Federal do Amazonas. Grupos PET Promovem Feira. UFAM, Manaus, 2019. Disponível em: https://ufam.edu.br/noticias-bloco-esquerdo/9820-grupos-pet-promovem-feira. Acesso em 30 maio 2019.

VERGARA, S.C. Projetos e relatórios de Pesquisa em Administração. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.

WOLFENSBERGER, M.V.C.; EIJL, P.V.; PILOT, A. Laboratories for Educational Innovation: Honors Programs in the Netherlands. Journal of the National Collegiate Honors Council, v. 13, n. 2, p. 149-170, 2012. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/159430394.pdf. Acesso em: 28 set. 2019.

Publicado

2020-09-01

Número

Sección

Artigos