Enquadramentos da violência contra mulheres na série Bom dia, Verônica
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2024.101428Palavras-chave:
Violência contra mulheres, misoginia, patologizaçãoResumo
O artigo aborda os enquadramentos da violência contra a mulher na primeira temporada da série brasileira Bom dia, Verônica, sobretudo a partir da análise das ações do personagem policial Brandão. O objetivo é tensionar como a violência contra a mulher é retratada na ficção brasileira: ora como representativa do ódio contra as mulheres, relacionada a uma cultura de misoginia, ora como a consequência de uma patologia, ligada à dimensão individual do autor do crime. Reflete-se sobre a maneira como o enquadramento patologizante do agressor contribui para uma abordagem acrítica do fenômeno social, ao não abarcar o contexto sociocultural em que ele está inscrito, invisibilizando, assim, a dimensão estrutural da misoginia e podendo gerar um distanciamento em relação às situações cotidianas de abuso.
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