Jornalismo e imagem de si: o discurso institucional das revistas semanais
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2010v7n1p123Resumo
Este artigo aborda a condição de identidade (“quem diz”) do contrato de comunicação que define o jornalismo como um gênero discursivo. Analisamos o ethos jornalístico apresentado pelo discurso institucional de quatro revistas semanais de informação (Veja, Época, IstoÉ e Carta Capital). Tendo como objetivo compreender como o jornalismo constrói uma representação de si, identificamos quatro núcleos de sentidos: a defesa da democracia; a independência; a competência; o compromisso com o leitor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Estudos em Jornalismo e Mídia, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes. A revista Estudos em Jornalismo e Mídia está sob a Licença Creative Commons