Customização em massa da mídia: veículos tradicionais do conhecimento se reinventam para atender os consumidores e coexistir com as novas mídias

Autores

  • Valdenise Schmitt Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2010v7n2p354

Palavras-chave:

Mídia, Inovação, Individualização

Resumo

 

Os avanços tecnológicos obrigam as mídias e os veículos a se modelarem continuamente como alternativa de sobrevivência. Este artigo trata de mudanças na comunicação em direção as notícias individualizadas. Além de apresentar teorias e modelos de ciclo de vida das mídias, oferece exemplos de veículos que estão se reinventando e explorando novos nichos de audiência na Era da Informação e do Conhecimento, onde a sobrecarga de informação, antes vista como um valor, agora impõe estratégias de distribuição individualizada de conteúdo. Conclui-se que a única previsão garantida de vida para as mídias é a constante mudança com vistas a satisfazer e fidelizar os consumidores, bem como auferir lucros.

 

Biografia do Autor

Valdenise Schmitt, Universidade Federal de Santa Catarina

Jornalista. Doutoranda do Programa Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Especialista em Desenvolvimento de Aplicações Web. Especialista em Novas Mídias, Rádio e TV.

 

Downloads

Publicado

2010-10-03

Edição

Seção

Temas Livres