O discurso jornalístico autorreferencial como estratégia de construção da ‘imagem de si’

Daiane Bertasso Ribeiro, Maria Ivete Trevisan Fossá

Resumo


 

Compreendemos o jornalismo enquanto uma prática discursiva que colabora para a construção social da realidade, desempenhando um papel de representação simbólica. Partindo dessa premissa se observa nos últimos anos mudanças no modo de enunciação do discurso jornalístico, já que cada vez mais o mesmo tem aumentado o grau de referência à sua própria realidade, produzindo um discurso jornalístico autorreferencial que visa à construção da ‘imagem de si’. A esse respeito, apresentamos a análise das estratégias discursivas autorreferenciais utilizadas pelo jornal Diário de Santa Maria, no período que antecede as eleições municipais de 2008, em Santa Maria – RS. Com isso, observamos transformações nos modos de enunciação do discurso jornalístico, o que possibilita questionamentos a respeito da sua atual imagem e lugar na instituição social da realidade.


Palavras-chave


Discurso jornalístico; Autorreferencialidade; ‘imagem de si’

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DOI: https://doi.org/10.5007/1984-6924.2011v8n2p339

(Est-s Jorn. Mid.), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSNe 1984-6924.

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