Experiências de usos do Facebook como estratégia de ensino de jornalismo digital

Adriana Amaral, Camila Kehl

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1984-6924.2012v9n1p164

O presente artigo apresenta experiências de uso do Facebook como estratégia de ensino de jornalismo digital no contexto da cibercultura, tendo a apropriação da ferramenta Grupos em sala de aula como objeto de análise. Primeiramente resgatamos discussões teóricas sobre o ensino de jornalismo digital no Brasil e depois partimos para uma observação empírica da experiência de criação do Grupo Jornalismo Online I Segundas Feiras – construído e utilizado dentro da disciplina de Jornalismo Online I da graduação em Jornalismo da UNISINOS. Como resultados iniciais, sistematizamos quatro tipos de apropriação desse recurso: como mural de recados; para postagem de links de notícias e informações relativas aos conteúdos da disciplina; para envio dos trabalhos produzidos em aula e como forma de conversação informal entre os alunos e a professora. Esses usos contribuem e ampliam possibilidades de vivência teórico-prática das principais competências requeridas para o ensino e a aprendizagem do jornalismo digital.


Palavras-chave


Cibercultura; Ensino de Jornalismo Digital; Facebook

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/1984-6924.2012v9n1p164

(Est-s Jorn. Mid.), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSNe 1984-6924.

Licença Creative Commons