Experiências de usos do Facebook como estratégia de ensino de jornalismo digital

Autores

  • Adriana Amaral Adriana Amaral é professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS e dos cursos de graduação em Jornalismo e Comunicação Digital. É pesquisadora do CNPq. É jornalista e doutora em Comunicação Social pela PUCRS .
  • Camila Kehl Estudante de Jornalismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Bolsista de Iniciação Científica Pibit/FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2012v9n1p164

Palavras-chave:

Cibercultura, Ensino de Jornalismo Digital, Facebook

Resumo

 

O presente artigo apresenta experiências de uso do Facebook como estratégia de ensino de jornalismo digital no contexto da cibercultura, tendo a apropriação da ferramenta Grupos em sala de aula como objeto de análise. Primeiramente resgatamos discussões teóricas sobre o ensino de jornalismo digital no Brasil e depois partimos para uma observação empírica da experiência de criação do Grupo Jornalismo Online I Segundas Feiras – construído e utilizado dentro da disciplina de Jornalismo Online I da graduação em Jornalismo da UNISINOS. Como resultados iniciais, sistematizamos quatro tipos de apropriação desse recurso: como mural de recados; para postagem de links de notícias e informações relativas aos conteúdos da disciplina; para envio dos trabalhos produzidos em aula e como forma de conversação informal entre os alunos e a professora. Esses usos contribuem e ampliam possibilidades de vivência teórico-prática das principais competências requeridas para o ensino e a aprendizagem do jornalismo digital.

Biografia do Autor

Adriana Amaral, Adriana Amaral é professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS e dos cursos de graduação em Jornalismo e Comunicação Digital. É pesquisadora do CNPq. É jornalista e doutora em Comunicação Social pela PUCRS .

Adriana Amaral é professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS e dos cursos de graduação em Jornalismo e Comunicação Digital. É pesquisadora do CNPq. É jornalista e doutora em Comunicação Social pela PUCRS .

pOpERO

Downloads

Publicado

2012-04-05

Edição

Seção

Núcleo Temático