Construção de método para pesquisas de Frame Analysis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2016v13n2p78

Resumo

 

Este artigo relata a aplicação da metodologia de enquadramento (Frame Analysis) na dissertação “Privatizando a opinião: um estudo sobre enquadramento nas revistas Veja e Carta Capital”. São discutidos os tipos de enquadramentos (noticiosos ou interpretativos), a escolha da análise de conteúdo como ferramenta, bem como as demais opções metodológicas de análises quantitativa e qualitativa. A principal conclusão deste trabalho é que não há modelos prontos de metodologia para as pesquisas que utilizam Frame Analysis no campo da Comunicação. É preciso identificar o tipo de enquadramento que se vai estudar e, a partir dos objetivos da investigação, desenhar o método adequado, com base em ferramentas disponíveis (como a análise de conteúdo).

Biografia do Autor

Luana M Bonone, grupo de pesquisa PEIC, UFRJ

Mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, integrante do Grupo de pesquisa Políticas e Economia Política da Informação e Comunicação (Peic), da UFRJ.

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Publicado

2016-12-15