Uma proposta de reforma para a ética jornalística

Rogério Christofoletti

Resumo


“Disruptivo” tem sido um dos adjetivos mais vocalizados em eventos sobre avanços tecnológicos na mídia e suas inadiáveis mudanças sociais. A palavra da moda tenta demarcar o alcance e a intensidade de rupturas com práticas, ideias e hábitos que estavam consolidados até muito pouco tempo atrás. A palavra-fetiche circula com facilidade na atmosfera jornalística atual, rarefeita de certezas e ao mesmo tempo carregada pelo enxofre da crise na indústria. Disrupting Journalism Ethics, de Stephen J. A. Ward, atrai as angústias e a efervescência desses tempos para refletir sobre o que resta da ética jornalística nas nossas sociedades convulsivamente hiper-conectadas. Se o jornalismo já não é mais o que pensávamos e se nossos princípios erodiram, o raciocínio mais imediato é imaginar que tudo se perdeu. Ward sustenta a hipótese de que a ética jornalística precisa de uma profunda reforma conceitual, disposta a sacrificar algumas ideias que hoje já não mais se mantêm em pé e capaz de absorver noções mais oxigenadas das práticas profissionais emergentes. Numa expressão: uma ética jornalística disruptiva, consequência do abandono de alguns valores e da assunção de outros.

Palavras-chave


Jornalismo; Mídia; Ética

Texto completo:

PDF/A

Referências


PAUL, Dairan Mathias. Valores morais em atos de jornalismo: reflexões sobre uma ética para não-jornalistas. Dissertação de Mestrado. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2017.

STEARNS, Josh. Acts of journalism: defining Press Freedom in the digital age. FreePress, 2013.

WARD, Stephen; WASSERMAN, Herman. Open ethics: towards a global media ethics of listening. Journalism Studies, v. 16, n. 6, pp. 834-849, 2014.

WARD, Stephen; WASSERMAN, Herman. Towards an open ethics: implications of new media platforms for Global Ethics Discourse. Journal of Mass Media Ethics, v. 25, n. 4, pp. 275-292, 2010.

WARD, Stephen. A theory of patriotism for journalism. IN: WARD, Stephen; WASSERMAN, Herman (eds.). Media ethics beyond borders: a global perspective. New York/London: Routledge, 2010.

WARD, Stephen. Radical media ethics: a global approach. Chichester: Wiley-Blackwell, 2015.




DOI: https://doi.org/10.5007/1984-6924.2018v15n2p145

(Est-s Jorn. Mid.), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSNe 1984-6924.

Licença Creative Commons